Condolências de Bush pai pela morte de Mandela foram um engano
O ex-presidente dos EUA George H. W. Bush, pai do também ex-presidente do país George W. Bush, acabou no centro de uma confusão em torno do delicado estado de saúde do líder sul-africano Nelson Mandela, que deixou o hospital neste domingo. O porta-voz de Bush pai, Jim McGrath, publicou no sábado nota de condolências em nome do ex-presidente pela morte de Mandela após se enganar ao ler notícia sobre ele no site do jornal americano “Washington Post”.
“Barbara e eu lamentamos o passamento de um dos maiores defensores da liberdade que tivemos o privilégio de conhecer”, diz o texto que McGrath publicou em redes sociais e enviou por e-mail a diversos jornais e revistas com a assinatura de Bush pai. “Como presidente, assisti perplexo a notável capacidade de Nelson Mandela em perdoar seus carcereiros depois de passar 26 anos erroneamente preso, dando um poderoso exemplo de redenção e graça a todos nós. Ele foi um homem de tremenda coragem moral, que mudou o curso da História em seu país. Barbara e eu tínhamos grande respeito pelo presidente Mandela e enviamos nossas condolências a sua família e conterrâneos”.
Depois de perceber seu engano, no entanto, McGrath apressou-se em pedir desculpas.
“A declaração enviada esta manhã foi resultado de minha má leitura da manchete de um flash do ‘Washington Post’”, escreveu McGrath. “Foi um erro estúpido cometido por mim. Peço desculpas a todos”. (O Globo)