TRE anula cassação de prefeita e vice de Ribeirão Preto
O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) anulou na tarde de hoje a sentença que cassou os cargos da prefeita de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), Dárcy Vera (PSD), e de seu vice, Marinho Sampaio (PMDB), e devolveu o processo para a Justiça na cidade.
A decisão foi tomada por quatro dos sete juízes do tribunal, que votaram de forma diferente da juíza relatora do caso, Clarissa Campos Bernardo, que absolveu Dárcy.
A prefeita e o vice foram cassados, na Justiça Eleitoral de Ribeirão, por abuso de poder político nas eleições do ano passado.
Com a determinação, o processo volta para a primeira instância, em Ribeirão, para ter nova sentença.
Os advogados da prefeita alegaram que houve cerceamento da defesa em Ribeirão. Os quatro juízes que anularam a sentença acataram a tese da defesa de Dárcy.
Apesar de a prefeita não ter sido cassada, a equipe que representa Dárcy não aprovou o resultado. O presidente do PSD, Marco Antonio dos Santos, disse que a volta do caso para a Justiça de Ribeirão não é boa.
“Gera instabilidade [na prefeitura]. [O processo na Justiça] Vai começar tudo de novo”, afirmou Santos, que foi ao TRE acompanhar o julgamento.
A prefeita ficou em Ribeirão e preferiu não ir a São Paulo. A reportagem tentou, mas não conseguiu falar com ela. (Folhapress)