Trabalho de humanização contribui para tratamento contra o câncer
Sob a perspectiva da Política Pública de Saúde, a humanização consiste em atender melhor aos usuários do sistema de saúde, envolvendo diversos aspectos. Para isso, o Centro de Oncologia da Apami busca atender aos pacientes de maneira individualizada prezando pelo cuidado e atenção.
“Humanizar a saúde consiste no respeito à unicidade/singularidade de cada pessoa, personalizando a assistência. Esta perspectiva valoriza a afirmação da subjetividade do usuário, o acolhimento às suas demandas, bem como a contextualização das práticas em saúde”, explica a psicóloga Gabriela Caterine.
O trabalho em Humanização do Ceonco é pautado nas atividades desenvolvidas, obedecendo calendário anual elaborado pelo Grupo de Trabalho em Humanização (GTH), composto por equipe multidisciplinar que atua no intuito de garantir o atendimento humanizado.
“O trabalho humanizado garante mais qualidade de vida, melhor adesão ao tratamento, enfrentamento aos tratamentos e procedimentos, vínculo com equipe de saúde,além de possibilitar que o paciente oncológico tenha suas demandas atendidas em sua integralidade, garantindo a saúde em todos os seus aspectos (biopsicossocial)”, acrescentou a psicóloga.