Despreparo da PM favorece o radicalismo do Black Bloc

vandalismo-pm

Após as grandes manifestações que tomaram as ruas do país no mês de junho, o feriado de 7 de Setembro parece ter surgido como um grande catalisador das insatisfações populares.

Se toda ação causa uma reação, a truculência e despreparo de uma polícia (ainda) militar, sem comando e agindo arbitrariamente, agredindo tanto jornalistas quanto manifestantes pacíficos, causou um acirramento e a adoção da tática ‘black bloc’ por grupos anarquistas.

As roupas e máscaras negras que dão nome à estratégia durante manifestações são usadas para dificultar ou mesmo impedir qualquer tipo de identificação pelas autoridades, também com a finalidade de parecer uma única massa imensa, promovendo solidariedade entre seus participantes.

Essencialmente anarquistas, os Black blocs além de protegerem os manifestantes contra a violência policial, se diferenciam de outros grupos anti-capitalistas por rotineiramente se utilizarem da destruição da propriedade para trazer atenção para sua oposição contra corporações multinacionais e aos apoios e às vantagens recebidas dos corruptos governos por essas companhias. Os bancos, principais financiadores do crime organizado mundial, são os principais alvos. (Yuri Sanson)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *