Argentina, Itália e Holanda já estão na Copa
Cinco seleções, sendo três de tradição no futebol mundial, garantiram na rodada desta terça-feira das eliminatórias sua classificação para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Holanda, três vezes vice-campeã mundial e algoz da seleção brasileira na Copa da África do Sul-2010, e a tetracampeã Itália são as primeiras seleções europeias classificadas para o Brasil-2014. Já na madrugada de quarta, a Argentina carimbou seu passaporte na América do Sul. Além das sempre favoritas, duas seleções da Concacaf também se classificaram nesta terça: Estados Unidos e Costa Rica. Faltando duas rodadas para o fim das eliminatórias, a Copa de 2014 já tem dez seleções garantidas, incluindo a brasileira. Austrália, Coreia do Sul, Irã e Japão são os representantes asiáticos já definidos.
A Argentina foi a última a jogar na rodada da América do Sul. Mesmo precisando apenas do empate em Assunção, contra o Paraguai, penúltimo colocado, o time de Messi não deu chance para a zebra e goleou por 5 a 2, chegando aos 29 pontos na liderança. Messi abriu o placar, de pênalti, e marcou o quarto gol argentino. Os outros foram de Agüero, Di Maria e Maxi Rodríguez. Nunez e Roque Santa Cruz descontaram para os donos da casa. Em Montevidéu, o Uruguai venceu a Colômbia por 2 a 0, impedindo a classificação antecipada do rival. O Uruguai continua em quinto, agora com os mesmos 22 pontos do Equador, que empatou em 1 a 1 com a Bolívia, em La Paz. Em casa, a Venezuela venceu o Peru por 3 a 2 e, com 19 pontos, ainda sonha com a repescagem.
Com 26, a Colômbia só precisa de um empate em um dos jogos que faltam, em outubro, contra Chile, dia 11, em casa, e Paraguai, dia 15, fora.
A Costa Rica sofreu um gol nos acréscimos e empatou em 1 a 1 com a Jamaica, em Kingston. Já a seleção dos EUA bateu o México por 2 a 0, em Ohio. Os dois países tiveram de esperar o último jogo da rodada para confirmar a classificação antecipada, que só veio graças ao empate do Panamá com Honduras, em 2 a 2, fora de casa. Estados Unidos têm 16 pontos, e a Costa Rica, 15, contra 11 de Honduras e oito de México e Panamá.
Na Europa, a Itália era a única seleção que dependia apenas do seu resultado ontem: bastava vencer a República Tcheca, em Turim. Mas Kozak abriu o placar para os visitantes, aos 19 minutos do primeiro tempo. O alívio só veio no início da etapa final, com a virada em apenas nove minutos. O zagueiro Chiellini empatou de cabeça, e o atacante Mario Balotelli fez 2 a 1, cobrando pênalti sofrido por ele mesmo. Herói da classificação, Balotelli quase saiu como vilão: no primeiro tempo, ele perdeu diversas chances de gol e escapou de ser expulso após uma entrada dura em Tomas Sikov, que lhe rendeu apenas o cartão amarelo.
— Estava olhando a bola e não vi o jogador, não foi de propósito — defendeu-se Balotelli.
O atacante agradeceu o apoio da torcida em Turim, majoritariamente formada por simpatizantes do Juventus, que esqueceram o histórico de provocações ao jogador do Milan.
— Todos eram torcedores do Juventus, eu os felicito e agradeço, não esperava por isso. Nunca me aconteceu de perder chances tão claras, eu estava sem sorte. Somos um bom grupo e estamos nos tornando uma equipe forte.
A Itália chegou aos 20 pontos no grupo B, e não pode mais ser alcançada por ninguém. Bulgária (13), Dinamarca (12), República Tcheca e Armênia (ambas com nove) vão brigar pelo segundo lugar, e a vaga na repescagem da Uefa.
No grupo D, a Holanda derrotou a Andorra, fora de casa, por 2 a 0, com gols de Robin van Persie, chegou aos 22 pontos e se classificou graças à derrota da Romênia para a Turquia (2 a 0), em Bucareste. A Hungria, que fez 5 a 1 na Estônia, e assumiu o segundo lugar, com 14 pontos, um a mais que turcos e romenos.
Jordânia está na repescagem
No C, um gol de Ibrahimovic, logo no primeiro minuto, garantiu a vitória da Suécia sobre o Cazaquistão, fora, e impediu a classificação antecipada da Alemanha, que venceu as Ilhas Faroe por 3 a 0. Os alemães têm 22 pontos, contra 17 dos suecos.
A Suíça fez sua parte no grupo D — venceu a Noruega por 2 a 0, em Oslo — mas as vitórias da Islândia sobre a Albânia (2 a 1) e da Eslovênia em cima do Chipre (2 a 0) impediram a classificação ontem. Mas os suíços continuam perto da Copa: lideram com 18 pontos, contra 13 da Islândia e 12 da Eslovênia.
Aproveitando a folga de Portugal na rodada, a Rússia derrotou Israel por 3 a 1, em São Petersburgo, e assumiu a primeira colocação do grupo F, com 18 pontos, um a mais que a seleção de Cristiano Ronaldo. Israel vem em terceiro, com 12.
Três grupos têm disputa muito equilibrada. No G, Bósnia-Herzegovina e Grécia dividem a ponta com 19 pontos. Os bósnios bateram a Eslováquia (2 a 1), fora, e os gregos fizeram 1 a 0 na Letônia. No grupo H, a Inglaterra ficou no 0 a 0 com a Ucrânia, em Kiev, mas assumiu a liderança com 16 pontos. Ucrânia e Montenegro, que folgou, têm 15, e a Polônia, que goleou San Marino (5 a 1) soma 13.
A França esteve duas vezes atrás da Bielorrússia no placar, mas contou com dois gols de Ribéry para vencer por 4 a 2, fora de casa, e chegar aos 14 pontos, empatando na liderança com a Espanha, que tem um jogo a menos. A França garantiu, ao menos, a ida à repescagem europeia. De folga ontem, a seleção espanhola empatou com o Chile (2 a 2) em amistoso disputado na Suíça.
Encerrando as eliminatórias da Ásia, a Jordânia garantiu o quinto lugar e a classificação para a repescagem contra o quinto da América do Sul de forma dramática. Fora de casa, a equipe do Golfo Pérsico empatou em 1 a 1 com o Uzbequistão, repetindo o placar do jogo de ida, e venceu nos pênaltis por 9 a 8.
Fonte: O Globo