Macho man do palavrão
“Arquivo X” da Lava Jato guarda Mantega no Xilindró
Por Jorge Serrão
A 34a fase da Operação Lava Jato, batizada de “Arquivo X” e deflagrada na manhã quase primaveril desta quinta-feira, atinge uma das figuras mais próximas de Luiz Inácio Lula da Silva. A Polícia Federal baixou cedinho, em São Paulo, na casa do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, que não estava lá, mas sim acompanhando a mulher que faria uma cirurgia em um hospital. Mantega acabou preso provisoriamente.
O ilustre detido Guido Mantega, que foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras, sucedendo Dilma Rousseff no cargo. Pode ser um sinal de que a Presidenta impedida tem tudo para se tornar alvo de investigações e futuros indiciamentos. Mantega teria sido atingido por revalações da mulher do marketeiro João Santana, Mônica Moura, revelando detalhes de falcatruas em contratos na petrolífera.
Enquanto a Lava Jato produz novos estragos na cúpula da petelândia, com o juiz Sérgio Moro madando prender peixes grandes, o poderoso Lula continua soltando o verbo. Ontem, ajudando em campanha eleitoral no Ceará, o réu-belde Lula atacou, como de costume:
“Depois de dois anos de futuca, futuca e futuca, não encontrando provas, não encontrando nenhuma prova, porque eles têm de saber que eu não tenho o estudo que eles têm, mas eu tenho a vergonha na cara que muita gente não tem. E se tem uma coisa que eu me orgulho é de olhar na cara de uma mulher, olhar na cara de um homem e de uma criança e dizer que no dia que acharem um real na minha vida que não seja meu, eu não valho mais ter a confiança de vocês. E se tem uma coisa que eu me orgulho é de olhar na cara de uma mulher, olhar na cara de um homem e de uma criança e dizer que no dia que acharem um real na minha vida que não seja meu, eu não valho mais ter a confiança de vocês”.
Lula voltou a bravatear que, se encontraram um centavo roubado por ele, pedirá desculpas publicamente. E desafiou: “Mas, se não encontrarem, quero que tenham a mesma dignidade e peçam desculpas por desonrar um homem que teve a ousadia de tirar o povo do século XVIII”. Na habitual demagogia, posando de vítima, Lula debochou: “Cada eleição é hora de inventar uma história. Eles agora querem acabar com o PT. Eles precisam destruir o PT. Além de afastar Dilma, eles sabiam que tinham que cuidar do Lula: “Se esse Lula se mete a ser candidato de novo, vai ser ruim pra nós”.
Em até cinco dias, Lula e sua turma serão citados como réus no processo da 13a Vara Federal em Curitiba sobre lavagem de dinheiro e corrupção nos casos do triplex do Guaruja e da guarda de acervo do ex-presidente bancada pela empreiteira OAS. Depois da citação, seus advogados terão 10 dias para apresentar a defesa prévia. Lula também responde a outra bronca judicial, como réu, na 10a Vara Federal de Brasília, por tentativa de obstrução da Justiça.
A certeza absoluta é que o inferno judicial de Lula está apenas começando. Até o momento do juízo final, $talinácio terá fortes emoções…