Em abril, as novas regras do rotativo

Os bancos têm até o dia 3 de abril para fazerem os ajustes necessários às novas regras do crédito rotativo. As mudanças, feitas pelo Conselho Monetário Nacional, alteram a cobrança de juros do cartão de crédito, os mais altos do mercado brasileiro.
A intenção é aliviar o alto índice cobrado pelas empresas. Quando o consumidor recorre ao rotativo do cartão entra numa tremenda fria, pois os juros altos, muitas vezes, impossibilitam sair da bola de neve. Para se ter ideia, no ano passado, a taxa bateu na incrível marca dos 484,6% ao ano.
Atualmente, o consumidor que não paga o valor total da fatura no dia do vencimento e opta por pagar o mínimo vai pagar juros no mês seguinte e, se no segundo mês não conseguir quitar o saldo devedor de novo, terá de pagar mais taxas e encargos. Assim a dívida vira uma bola de neve.
Pela regra nova, bancos e operadoras ficam proibidos de cobrar novamente os altos índices sobre o saldo devedor. Ou seja, se o cidadão não pagar o valor restante dentro do prazo, o banco ou operadora do cartão não pode cobrar mais uma vez as altas taxas sobre o saldo devedor.  Desta forma, ou o cliente fica inadimplente ou o banco terá de oferecer uma opção de parcelamento da dívida, com juros mais baixos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *