Oposição síria rejeita proposta de mediação do Irã
A coalizão da oposição síria rejeitou neste sábado (21) a proposta do Irã de mediar um diálogo entre os rebeldes e o regime do presidente Bashar al-Assad por considerar que é pouco confiável, já que vem do principal aliado regional de Damasco.
“A proposta iraniana não é séria e carece de credibilidade política”, afirma a coalizão em um comunicado. O presidente iraniano, Hassan Rohani, afirmou na quinta-feira no site do jornal americano The Washington Post que seu governo estava “disposto a ajudar a facilitar o diálogo entre o governo sírio e a oposição”.
A coalizão da oposição síria duvida da capacidade do Irã de fomentar o diálogo porque considera que este país “forma parte do problema”. “Seria mais útil se os líderes iranianos retirassem seus especialistas militares e seus combatentes do território sírio”, afirmou a oposição, que sempre acusou Teerã de apoiar militarmente o regime de Assad.
O Irã também apoia economicamente a Síria e o movimento xiita libanês Hezbollah, que enviou combatentes para ajudar o regime em sua luta contra os rebeldes. A oposição síria considera que a proposta de Rohani tem por objetivo “prolongar a crise síria” e desviar a atenção de questões “mais complexas, como as do programa nuclear iraniano e o apoio ao terrorismo”.
Os Estados Unidos e seus aliados suspeitam que o programa nuclear civil iraniano encobre objetivos militares. Teerã desmente estas acusações. (AFP)