A gula de Mário Gomes

A venda do hambúrguer foi um teste e agora Mário Gomes pensa em investir abrindo uma rede de food trucks
A venda do hambúrguer foi um teste e agora Mário Gomes pensa em investir abrindo uma rede de food trucks Foto: Marcelo Theobald/ Extra
Nilton Carauta

Depois que o EXTRA publicou imagens de Mário Gomes vendendo hambúrguer e batata frita numa carrocinha na Praia da Joatinga, na Zona Oeste do Rio, a vida pacata do ator de 65 anos sofreu uma reviravolta. Desde então, Mário recebeu inúmeros pedidos de entrevistas, uma proposta para ter seu próprio food truck e aproveitou toda a exposição para lutar por uma causa nobre: a melhoria da qualidade de vida dos velhinhos do Retiro dos Artistas.

Para falar de todo bafafá, o ator recebeu nossa equipe em sua casa e contou ainda como superou a síndrome do pânico e como lida com o envelhecimento. Ele ensina também a receita do sanduba, mas sem revelar a fórmula secreta do molho do sanduíche.

 
Mário Gomes posa na cozinha de sua casa e não revela a fórmula secreta do molho do sanduíche
Mário Gomes posa na cozinha de sua casa e não revela a fórmula secreta do molho do sanduíche Foto: Marcelo Theobald/ Extra

A repercussão

“Não esperava de forma alguma. Obviamente que a gente trabalha na vida para melhorar como pessoa e, às vezes, um gesto demonstra o teu caráter. Talvez eu tenha passado essa imagem com meu jeito mais despojado e desencanado, esse espírito consciente da realidade da vida. Temos que ir à luta, como é o caso do Retiro dos Artistas, onde fiz uma horta comunitária e estou organizando um show beneficente com a Helena de Lima para arrecadar fundos. Como diria o pensador Lao Tse: ‘Quem conhece os outros é inteligente. Quem conhece a si mesmo é iluminado. Quem vence os outros é forte. Quem vence a si mesmo é invencível’”.

O artista

“Tenho duas pernas, dois braços, energia, isso me mantém vivo. A atividade, fazer o carrinho, descer com ele, levantar, carregar, carregar pedra… Toda minha casa é de pedra, muitas delas fui eu que coloquei. Eu suava, mas isso me emagreceu, me deu saúde. Essa agitação me faz bem. Meu foco agora não é a televisão. Se pintar, maravilha, mas meu foco são projetos para ajudar as pessoas”.

A venda do hambúrguer foi um teste e agora Mário Gomes pensa em investir abrindo uma rede de food trucks
A venda do hambúrguer foi um teste e agora Mário Gomes pensa em investir abrindo uma rede de food trucks Foto: Cristiana Silva

Síndrome do pânico

“Tinha 14 anos quando estourou e nessa idade você não tem noção do que é. Era inseguro, despreparado, imaturo, isso tudo gera um pânico, um medo. Hoje, é considerado uma doença grave, na minha época, o cara era um idiota. Superei fazendo análise, mas quando a crise é muito aguda, o resultado é paliativo. Fiquei incomodado, não estava sendo o ator que eu gostaria. Atrapalha o trabalho”.

Mário Gomes pilota a churrasqueira e só usa ingredientes orgânicos da horta que tem no quintal
Mário Gomes pilota a churrasqueira e só usa ingredientes orgânicos da horta que tem no quintal Foto: Marcelo Theobald/ Extra

Arrependimentos

“Quando comecei na carreira de ator, era muito intuitivo, mas com as perseguições, fiquei perdido, achei que estava errado. A gente fica achando que errou. Fiz sucesso demais? Você não sabe, não tem o domínio dessa situação quando mais novo. Na vida também fazemos escolhas erradas. Acontece. A gente devia ter duas vidas, uma para ensaiar e a outra para viver”.

As filhas Linda e Catarina viram ajudantes eventualmente
As filhas Linda e Catarina viram ajudantes eventualmente Foto: Marcelo Theobald/ Extra

Passagem do tempo

“Como diz Fernanda Montenegro, envelhecer nunca é bom, mas tem um lado bom: você vive mais pleno, tranquilo, consciente. Você fica em condições de ajudar mais e ser mais útil, fica menos envolvido com seu próprio universo, pensa mais no outro. Era muito vaidoso, até pela minha insegurança. Mas meu sucesso não foi por acaso. Fui considerado o melhor em ‘Gabriela’, ganhei o prêmio de Melhor Ator na peça “Greta Garbo”, entre outros trabalhos”.

'Era muito vaidoso, até pela minha insegurança', diz Mário Gomes, ao falar sobre a passagem do tempo
‘Era muito vaidoso, até pela minha insegurança’, diz Mário Gomes, ao falar sobre a passagem do tempo Foto: Marcelo Theobald/ Extra

Entressafra

“Infelizmente, minha intuição caiu um pouco por problemas pessoais. Era muito difícil ter um cara contra você, que me deixou sozinho e disse que nunca mais eu ia fazer novela na minha vida. Me senti em dificuldade”.

Mário Gomes exibe com orgulho a carrocinha feita por ele
Mário Gomes exibe com orgulho a carrocinha feita por ele Foto: Marcelo Theobald/ Extra

Projetos

“Vai haver uma revitalização do Parque Garota de Ipanema e dei uma sugestão ao prefeito de colocarmos ali um bonde food. A ideia é boa porque reaviva o Rio Antigo, será um ponto cultural e terá todo um trabalho com fotografias, quadros, vamos poder fazer exposições. Já sobre investir em food truck, estou negociando com uma empresa. Vai ter até o hambúrguer de salmão”.

“Ser pai dá muito trabalho”, diz Mário Gomes, ao lado das filhas Linda e Catarina Foto: Marcelo Theobald/ Extra

Paizão

“Ser pai dá muito trabalho. É difícil educar, ainda mais um homem. João, de 10 anos, é muito danado, toca violão muito bem, mas é dissimulado, safado, chantagista, canalha e pilantra, no bom sentido, claro. Foge da leitura. Ainda tenho a Linda, 24, que é atriz, a Talita, 20, e a Catarina, 7”.

Mário Gomes recebe o carinho das filhas Linda e Catarina
Mário Gomes recebe o carinho das filhas Linda e Catarina Foto: Marcelo Theobald/ Extra
Mário Gomes recebe o carinho das filhas Linda e Catarina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *