Diretor de presídio de Eunápolis e agentes penitenciários são presos

presidio

Uma operação conjunta do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e as Polícias Civil e Militar resultou na prisão do diretor adjunto e oito agentes penitenciários do Presídio de Eunápolis, localizado no sul da Bahia. Todos foram ouvidos nesta quarta-feira (25), na 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

O diretor Joabes Gomes Santana e os agentes, que são funcionários de uma empresa contratada para administrar o presídio, são acusados de facilitar a entrada de drogas e celulares na unidade, que foi inaugurada em maio do ano passado e abriga 450 presidiários.

Segundo a polícia, o esquema de corrupção denunciado por um interno, cuja identidade é mantida em sigilo, já vinha sendo investigado pelo Ministério Público e pela Polícia Civil. O denunciante foi ouvido pelo promoto confirmandou o relato que havia sido feito por meio do telefone 190, sobre os crimes praticados dentro do presídio com a conivência do diretor.

“Ele [diretor] tinha como base os agentes, e fazia contato direto com as famílias, que muitas vezes entravam sem revista para levar drogas e celulares”, detalhou o promotor João Alves Silva Neto, que acompanhou o caso.

Antes de assumir o cargo de diretor adjunto em Eunápolis, Joabes Gomes Santana dirigiu o Presídio de Teixeira de Freitas, no sul do estado, onde a polícia chegou a apreender drogas e armas. Todos os detidos poderão ser indiciados por corrupção, formação de quadrilha, tráfico de drogas, associação para o tráfico e facilitação à entrada de celulares e outros objetos na unidade.  (Mellyna Reis/NE10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *