Festa do Vaqueiro de Curaçá
Com um acervo cultural grandioso, enriquecido pela presença de artistas, pela culinária, manifestações religiosas, existência do segundo teatro mais antigo da Bahia, a cidade de Curaçá, no Vale do São Francisco, prepara-se para sediar 64ª festa dos Vaqueiros. Esse ano, o evento acontece nos dia 01 e 02 de Julho e na comemoração desses 64 anos da Festa, a homenagem vai para uma das figuras mais ilustres do sertão: o vaqueiro.
Esse ano, em respeito ao povo de Curaçá e ouvindo o apelo de centenas de turistas que visitam a cidade nessa época, o Governo Municipal fará uma festa gratuita, possibilitando o acesso das famílias a um dos momentos mais importantes de lazer e entretenimento, com cardápio cultural do município. Na oportunidade, a Secretaria de Desenvolvimento Social irá coletar 1 Kg de alimento não perecível na entrada da festa para serem distribuídos a comunidade, atendendo as famílias carentes de Curaçá.
Além das atrações que animarão os dois dias de festa, no Circuito Principal o público vai poder dançar muito no Forró da Espora, que esse ano estará de volta na Sociedade dos Vaqueiros. Esse show vem resgatar as noites festivas que marcaram gerações, espaço exclusivo para se curtir um bom forró pé de serra.
Reunindo diversos artesãos que trabalham com diferentes tipos de materiais na confecção de trabalhos artesanais, a partir da noite do dia (30) sexta feira, acontecerá a Feira de Artesanato “Saberes e sabores de Curaçá”. Será exposta uma variedade de produtos e alimentos típicos da culinária local para serem comercializadas em um espaço aconchegante, valorizando assim a produção artesanal e os artistas do município.
Como já é tradição, a Missa do Vaqueiro realizada na manhã do domingo, dia (02), contará com um coral de artistas locais, criado especialmente para a ocasião e uma dupla de Aboiadores. Ainda na programação da festa, haverá concurso de aboios que premiará os melhores compositores de Curaçá e região.
Ascom – Prefeitura Municipal de Curaçá.