Cruzeiro goleia a Portuguesa e começa a aproximar as mãos da taça na Série A
A Portuguesa vinha embalada pelas vitórias sobre Náutico, Internacional e Corinthians, mas foi presa fácil para o líder Cruzeiro na noite desta quarta-feira (2/10), no Mineirão. Mostrando um aproveitamento quase perfeito nas finalizações, a Raposa atropelou a Lusa, por 4 a 0, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Borges (2), Willian e Everton Ribeiro marcaram no primeiro tempo.
Veja os gols
O futebol apresentado nesta quarta-feira dá ainda mais pinta de que o Cruzeiro realmente será campeão brasileiro em 2014. O time mineiro chegou ao 11º jogo sem derrota (dez vitórias e um empate) e se isolou ainda mais na liderança, com 56 pontos. Por outro lado, a Portuguesa voltou a perder depois de três vitórias seguidas e continua na luta contra o rebaixamento, com 31.
Assim como aconteceu contra o Corinthians, a Portuguesa iniciou fazendo uma blitz e quase abriu o placar antes do primeiro minuto. Corrêa tabelou com Gilberto e deu grande passe para Luís Ricardo, que dominou e soltou a bomba. Fábio defendeu e o rebote voltou para o atacante finalizar por cima. No entanto, o Cruzeiro fez valer o fator casa e em sua primeira subida ao ataque marcou, aos cinco minutos.
Borges dominou e bateu na entrada da área. A bola passou por Lauro, explodiu na trave e sobrou limpa para Everton Ribeiro, que teve apenas o trabalho de completar. Muita festa nas arquibancadas do Mineirão. E a Raposa “demorou” apenas dez minutos para ampliar. Ricardo Goulart soltou a bomba no travessão de Lauro e o rebote sobrou nos pés de Borges. Livre de marcação, o atacante teve tempo de dominar e estufar as redes.
Na sequência, Everton Ribeiro cobrou escanteio e Ricardo Goulart cabeceou para o meio da área. Borges, mesmo sem jeito, desviou a bola na trave. Aos 22, Souza soltou a bomba de fora da área e mandou no travessão de Fábio, já batido no lance. A partida estava bastante movimentada e por muito pouco o Cruzeiro não marcou o terceiro. Ricardo Goulart ganhou no corpo do adversário e cruzou rasteiro para William. O atacante chegou batendo de primeira, assustando Lauro, que apenas observou.
Aos 26, Gilberto fez boa jogada individual, passou por Bruno Rodrigo e bateu rasteiro, levando perigo ao goleiro cruzeirense. No minuto seguinte, Borges recebeu de Everton Ribeiro e cruzou rasteiro para dentro da área. Willian, de biquinho, apenas completou. A torcida ainda comemorava quando o Cruzeiro marcou o quarto, aos 29. Valdomiro saiu jogando errado, Everton Ribeiro puxou contra-ataque e Goulart chutou. Moisés Moura salvou em cima da linha, mas a bola sobrou para Borges, que chutou rasteiro.
Depois de um início arrasador, o Cruzeiro diminuiu o ritmo na segunda metade do primeiro tempo e passou a administrar a posse de bola. A Portuguesa encontrava muitas dificuldades para furar o sistema defensivo mineiro. Aos 38, Valdomiro desviou de cabeça após cobrança de falta e exigiu grande defesa de Fábio, que espalmou para escanteio.
Assim como já era esperado, o Cruzeiro voltou do intervalo com um ritmo bem mais lento e o técnico Marcelo Oliveira aproveitou para dar mais ritmo de jogo a alguns jogadores reservas. A Portuguesa passou a ter mais posse de bola, mas mesmo assim encontrava dificuldades para diminuir a goleada. Aos seis, Wanderson aproveitou cruzamento e cabeceou para defesa em dois tempos de Fábio. Depois foi a vez de Gilberto assustar.
Aos 21, Moisés recebeu dentro da área, cortou Fávio e bateu rasteira. Com os pés, Fábio fez grande defesa e impediu o gol de honra da Portuguesa. Na cobrança de escanteio, Valdomiro cabeceou pela linha de fundo. Depois de tentar, tentar e não conseguir diminuir, a Lusa também parecia “satisfeita” com a derrota por 4 a 0 e passou a administrar a posse de bola, deixando o tempo passar.
Mesmo sem forçar, o Cruzeiro quase marcou o quinto aos 40 minutos. Egídio cobrou falta para dentro da área, ninguém desviou e Lauro espalmou. A partida seguiu sem maiores emoções até os minutos finais.
Os dois times voltam a campo no próximo domingo, pela 26ª rodada do Brasileirão. O Cruzeiro enfrenta o lanterna Náutico, às 16 horas, no Estádio dos Aflitos, em Recife, enquanto a Portuguesa faz o clássico contra o Santos, às 18h30, no Canindé, em São Paulo.