Geddel Vieira Lima denuncia descaso do Estado com a seca na Bahia
Thalita Bezerra – Ação Popular
O ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), em entrevista ao Programa de Waltermário Pimentel, Rádio Cidade, na tarde de ontem (29), denunciou descaso do Estado com a seca na Bahia. “Assistimos na Bahia, mais uma vez, o drama da seca, sob o olhar passivo e a lentidão de um governo, ao nosso ver, omisso, que não buscou soluções para o problema e que, perversamente, usa a seca para seus ganhos políticos, manipulando os mais necessitados”.
O peemedebista afirmou que é perceptível o desgaste da gestão Jaques Wagner (PT) no interior da Bahia. “O Governo do Estado voltou a usar a velha tática para tentar justificar seus desgastes em algumas áreas. Certamente respaldado em pesquisas qualitativas que mostram o brutal desgaste do Governo no interior do Estado pela falta de ações objetivas para evitar os efeitos da seca, o Governo começa a gastar muito para tentar mostrar na televisão que fez aquilo que, em verdade, não fez”, afirmou.
Dentre as soluções para o problema, Geddel fala do investimento em sistemas de retenção e perenização de rios, com barragens e adutoras para distribuir água para as comunidades. “Temos água. Mas falta acesso a ela. Tudo isso está no Plano Estadual de Recursos Hídricos, feito por especialistas em 2005, e foi abandonado pelo atual governo. Entre 2003 e 2006, seguindo este plano e se preparando para esta provável grande seca, foram construídas quatro grandes barragens, ficando cerca de seis para serem construídas entre o período de 2007 e 2012. E quantas foram feitas pelo atual governo? Uma, que já estava em obras e algumas adutoras e pequenos sistemas com recursos federais. Pouco, muito pouco”, denuncia.