Mais devoção no tricentenário de Nossa Senhora Aparecida

Neusa Oliveira, que frequenta a igreja do bairro do Ipsep, garante que estará presente na procissão e na missa de encerramento

Neusa Oliveira, que frequenta a igreja do bairro do Ipsep, garante que estará presente na procissão e na missa de encerramentoFoto: Henrique Genecy

No tricentenário da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, igrejas católicas do Grande Recife prestam homenagem à santa com uma programação diferenciada para todos os féis, até esta quinta-feira (12), quando se encerra o Ano Nacional Mariano.

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro do Ipsep, Zona Sul de Recife, começou as comemorações no último dia 3. Nesta quinta (12), a festa tem início às 5h e são esperadas mais de três mil pessoas para participar da alvorada e da procissão. Depois, é servido o café da manhã para todos presentes. Às 7h, começa a primeira missa do dia e, às 12h, a recitação “Mil Ave-Marias”.

Às 18h, a missa de encerramento é celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Uma imagem de Nossa Senhora similar à que foi construída na Palestina é trazida para que os fiéis possam se sentir mais próximos da padroeira.

“A participação tem sido bastante intensa, principalmente de paróquias vizinhas. Todos os dias vêm pessoas de outras paróquias nos visitar”, afirmou Rossely Cavalcanti, 37 anos, auxiliar financeira da igreja e paroquiana desde os 9 anos de idade. “Está bem movimentado, muito mais do que no ano passado, por conta dessa homenagem dos 300 anos.”

Moradora do Ipsep, a costureira Neusa Maria da Silva Oliveira, 67, tem participado da Adoração ao Santíssimo Sacramento, que ocorre em todos os dias do novenário, às 14h30, e garantiu que estará presente no término da festa. “Estou pretendendo vir à procissão e à missa de encerramento”, disse.

No município de Jaboatão do Guararapes, a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Vila Rica, celebra seus 5 anos nessa data. Uma carreata com a imagem da santa tem início na Igreja do Rosário e vai até a avenida Barão de Moreno, onde está sendo o erguido o templo que substituirá a antiga capela. Também é celebrada uma missa em tributo às crianças, às 10h. “Aqui não era paróquia. Há cinco anos, era uma capela da Paróquia de Santo Amaro. A participação tem crescido muito”, comemorou o padre Deonilson Nogueira.

Mais celebrações
Além das igrejas diretamente dedicadas à santa, no bairro da Imbiribeira, também na Zona Sul do Recife, a Paróquia de São Sebastião & São Cristóvão celebra uma missa solene com distribuição de terços e imagens de Nossa Senhora, às 19h.

As festas continuam na Paróquia de São José, na Vila Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho; e na Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, em Escada, na Mata Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *