Mamografia: Um abraço a vida!
Como algumas mulheres sempre tive curiosidade em saber como era a mamografia. Como voluntária, sempre perguntava às pacientes que tipo de incômodo sentiam e qual era intensidade da dor. A partir daí comecei a dialogar com elas, dizendo que o exame seria o “aperto amigo”, uma forma de sensibilizá-las e encorajá-las a fazê-lo. Assim, sempre saudei a todas como Amigas do Peito.
Sem saber que um dia a minha curiosidade resultaria na oportunidade de testar um mamógrafo, como “cobaia”, para eventuais ajustes da máquina, fui completamente feliz, porque ia descobrir o mito da mamografia. Então segui dizendo “A vida é que nem sutiã quem quiser, meta os peitos”, uma frase que aprendi com meu saudoso Cláudio Damasceno (Loly) a qual não saberia que teria tanto sentido na minha vida.
Fiz a mamografia e acabei descobrindo diagnóstico de 2 nódulos “amigos do peito” e calcificação na mama direita. Parei! Fiquei surpresa porque nunca senti nada, nenhuma indisposição. Mas não poderia deixar de encarar a realidade, então decidi dizer à minha vida: “Ei, pode vim que te peito!”. Encarei a realidade de sair da cidade, de ficar longe da família e amigos. Hoje reflito: “Se não tivesse feito a mamografia será que estaria, hoje, contando minha história?”. A mamografia é imprescindível e fundamental. Ela é nosso Dia Rosa. Hoje tenho consciência que ela não é apenas um exame e sim, um abraço à vida!
Sigo com a certeza de que meu diagnóstico não é sentença, eu escolhi viver! Por isso, insisto que as mulheres precisam perder essa resistência de fazer à mamografia. Precisamos sensibilizá-las sobre a importância de realizar o exame para detectar precocemente o Câncer de Mama, a doença considerada uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.
A mamografia foi capaz de reduzir de forma considerável a mortalidade por essa doença e deve ser encarada como algo positivo, capaz de salvar vidas. Ela é a prova de que a tecnologia é uma grande aliada para a descoberta e tratamento da doença. Agradeço a Deus primeiramente, e à mente visionária de Dr. Henrique e Solidariedade de nossa Ivete Sangalo, além da disponibilidade e comprometimento Dr. Adriano e os parceiros, como a AVON. Os nossos equipamentos são os mais modernos que existem no mercado, auxiliando com mais precisão no diagnóstico das mulheres, doando mais conforto às pacientes.
É importante lembrar que a prevenção do câncer de mama, como da maioria das doenças, é possível através de um estilo de vida saudável! “Não há dúvidas que a informação é a maior arma que temos contra qualquer tipo de doença”. Conhecer seu próprio corpo, perceber pequenas alterações, conversar com o/a médico/a, saber quais tipos de alterações ocorreram. E só a Mamografia é capaz de detectar minúsculas lesões que estejam imperceptíveis ao tato. Invista em prevenção, não espere a doença chegar! Pra você que está começando hoje, tratamento Força e fé. Acredite!
Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre.
Quem traz no corpo a marca, mistura a dor e alegria…
Katussia Almeida é voluntária por amor e hoje paciente em tratamento do câncer de mama. Grata a todos e todas que a ajudam a escrever essa nova história em sua vida.
Em suas redes sociais lançou a hastag #DandoumpeitaçonacaradoCâncerdeMama, mesmo nome do seu novo canal no Youtube. Segue sua jornada na luta contra o câncer e contribuindo como Amiga do Peito a todas as mulheres.