Secretário fala sobre educação nos primeiros 100 dias de gestão
Grazzielli Brito – Ação Popular
Sobre os cem primeiros dias da gestão Olímpio Cardoso (PDT) à frente da Prefeitura de Uauá, Bahia, seguem neste espaço as ações da Secretaria Municipal de Educação, sob responsabilidade do secretário Jadisson Oliveira de Moraes.
Dentre as metas e objetivos traçados pela pasta para este período inicial, destaca-se o desenvolvimento de um projeto ousado que possibilite ao professor uma visão dinâmica de ensino/aprendizado “e que possibilite ao aluno tornar-se um cidadão mais consciente socialmente e com valores importantes para sua conduta enquanto indivíduo” completou o secretário.
Para tanto, Jadisson diz que tem um projeto pautado em aproximadamente 40 metas, que estão sendo trabalhadas no decorrer dos anos letivos. “Cada diretor de escola e funcionários de educação devem estar comprometidos com essas metas. O objetivo maior é de resultados e de eficiência para a educação municipal”.
Por outro lado, o secretário revela que teve muita dificuldade no inicio dos trabalhos por conta de uma transição que não aconteceu de fato. “Aquilo que estava bem, nos foi passado. As pastas com dificuldades só se tornaram de conhecimento quando assumimos a administração. Situações complicadas que comprometem a educação. A exemplo do Programa Mais Educação do PDE do PDDE (Dinheiro Direto na Escola), são verbas que vão diretamente pra escola e ficaram comprometidas pela ausência de prestação de contas”.
Ele conta que esteve em Brasília para levantar a documentação porque em Uauá não existia. “Para nossa surpresa desagradável, esses programas estavam inadimplentes, comprometendo as receitas para 2013, além desses, outros programas do município constavam com irregularidades”.
“Foram preocupações que tomaram tempo e desnortearam o inicio da administração, tirando o foco do planejamento pedagógico. A gente teve que primeiro resolver as questões de ordem financeira da pra potencializar o pedagógico. Não temos livros didáticos suficientes porque eles não pediram em 2012. Todos os problemas aqui citados foram passados à procuradoria do município e eles estão tomando as providências”, declarou.
Durante, praticamente, todo o ano de 2012 não existiu merenda escolar em Uauá, hoje a realidade é outra. “O aluno bem alimentado rende mais. Hoje iniciamos um desafio de manter a merenda de qualidade e orientada por nutricionista”.
Jadisson conta ainda que todos os núcleos escolares estão passando por reformas. “É uma exigência minha e da secretaria que só sejam usados materiais de primeira qualidade. Isso dá viabilidade pra o dinheiro público e garante o melhor para o aluno. Além de reformadas algumas escolas foram ampliadas”.
Sobre o transporte escolar o secretário garante o atendimento das exigências da lei de que sejam todos veículos fechados e que não tenham mais de 10 anos de uso. “Vamos trabalhar com um bom projeto, a gente começa diferente. Oferecendo uma boa alimentação nas escolas, vamos dar ainda esse mês fardamento para cada aluno, porque antes eles quem arcavam com isso. No segundo semestre vamos promover jogos estudantis e para isso já estamos distribuindo kits esportivos em todas as instituições de ensino”, finalizou.