Senadora comunista que combateu privataria, comemora privatização do Campo de Libra

Vanessa Grazziotin

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comemorou em Plenário a venda em leilão do Campo de Libra, a primeira área de jazidas petrolíferas do pré-sal que será explorada sob o regime de partilha.

Para a senadora, a prova do êxito do leilão foi o fato de o consórcio vencedor ser formado por empresas que estão entre as dez maiores do mundo no ranking das petrolíferas: a Petrobras, as chinesas CNPC e CNOOC, a anglo-holandesa Shell e a francesa Total.

Vanessa Grazziotin acredita que a grande vantagem para o Brasil nessa modalidade de contrato pelo regime de partilha é que o país ficará com a maior parcela, em comparação com as demais empresas sócias, do petróleo que será extraído.

“Até então [até a aprovação do novo marco regulatório do petróleo, em 2010], no Brasil havia apenas uma forma de explorar o petróleo que era o sistema de concessão: o governo dava a uma determinada empresa a concessão para a exploração do petróleo e recebia apenas recursos em royalties e em participação especial. Hoje, não. Hoje, o Estado brasileiro é parte do processo produtivo e receberá, além dos royalties, mais de 41% dos barris produzidos, o que representa a maior parcela do lucro”, disse.

Na avaliação de Vanessa Grazziotin, a maior produção que será propiciada pelos investimentos das empresas estrangeiras no Campo de Libra permitirá também maior arrecadação de royalties por estados e municípios, o que significará a ampliação dos investimentos em educação e saúde.

Parlatino

Em seu pronunciamento, Vanessa Grazziotin registrou ainda sua participação, na semana passada, juntamente com delegação brasileira, da inauguração da sede do Parlamento LatinoAmericano (Parlatino) na cidade do Panamá.

Bolsa Família

A senadora comemorou ainda o aniversário de dez anos do Programa Bolsa-Família, apontando-o como o maior programa de transferência de renda do mundo, não só com relação ao número de pessoas beneficiadas, mas também quanto ao impacto social.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Vanessa Grazziotin, destacando as significativas reduções do grau de pobreza extrema e de pobreza absoluta alcançadas no Brasil após a implementação do programa.

Durante o programa de privatização – o privataria – executado na época do Governo do PSDB, foi duramente combatido pela senadora e seu partido. Hoje, defendem e votam em projetos cruciais à soberania nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *