Governador “adere” de vez ao discurso ambiental de Marina Silva
Campos abriu nesta quinta-feira, antes de embarcar para a Europa, a segunda edição do “Pernambuco no Clima”, evento que aconteceu no Teatro Luiz Mendonça do Parque Dona Lindu, no Recife. À noite, o cantor Gilberto Gil fez show no local para 500 convidados.
Ele disse em seu discurso, fortemente influenciado pela aliança com Marina Silva, que a saída para a crise econômica mundial “passa pela questão ambiental”.
“Pela segunda vez”, acrescentou, “estamos recebendo pessoas que vêm aqui para trazer essa reflexão importante, que também fizemos e está desenhada em nosso mapa estratégico. É fundamental essa troca de experiências. O mundo precisa pensar em como vamos prover os bens de consumo e serviços diante dos limites impostos por esse padrão de acumulação de capital”.
Ele disse também que o desenvolvimento sustentável é assunto da ordem do dia em qualquer lugar do mundo.
“Em Pernambuco”, salientou, “temos os efeitos das estiagens de um lado, das enchentes do outro e também do avanço do mar. É fundamental o investimento em tudo que diz respeito à questão ambiental”.
Foi objeto de debate nesta reunião o primeiro projeto nascido no “Pernambuco no Clima” de 2012: o de transformar o distrito de Fernando de Noronha no primeiro território de carbono zero do Brasil.
Para tanto, é necessário fazer a migração da fonte de energia da ilha (que é gerada a partir de óleo diesel) para eólica e solar.
“Agora em dezembro vamos inaugurar a primeira unidade de produção solar em Fernando de Noronha e até meados de 2014, a segunda”, disse o governador. (Inaldo Sampaio)