Candidato a presidente de PT defende que o vitorioso em PE “levante a bandeira da paz”
1- O deputado federal Paulo Teixeira (SP), um dos candidatos à presidência nacional do PT, deixou o Recife nesta sexta-feira após manifestar o seu apoio à candidatura da deputada Teresa Leitão ao cargo de presidente do diretório regional.
2- Após conversar com os aliados, entre os quais o deputado federal João Paulo, Teixeira teve a exata noção de quão dividido se encontra o PT de Pernambuco.
3- Por isso ele fez um apelo aos companheiros para que o candidato que vencer o PED do próximo domingo “levante a bandeira da paz”. Teresa terá como opositor o advogado Bruno Ribeiro.
4- “Eu sei do passado (do partido), mas o nosso problema está no futuro”, disse ele.
5- O passado a que Teixeira se refere é a eleição municipal de 2012 quando o partido, no Recife, rachou.
6- Uma ala defendia a reeleição do então prefeito João da Costa e outra a indicação de outro candidato, que foi o senador Humberto Costa. 7- Para quem não lembra, Paulo Teixeira, ao lançar-se candidato à presidência nacional do PT, defendeu a “unidade no campo da esquerda” visando às eleições presidenciais do próximo ano.
8- Na ocasião, ele sugeriu que o governador Eduardo Campos reavaliasse a sua decisão de se candidatar à sucessão de Dilma.
9 – “O momento requer um reposicionamento do Eduardo Campos. A conjuntura atual pede unidade no campo de esquerda porque o nosso projeto está sob ataque”, disse o deputado paulistano.
10- Ele reconheceu, à época, que a relação do governo federal com o PSB não era boa e que era preciso, urgentemente, “melhorar o nível dessa relação”.
11- Poucos dias depois, o PSB “desembarcou” do governo Dilma.
(Inaldo Sampaio)