[Vídeo] Carro pipa que abastece escolas em Uauá aparece em rua alagada com esgotos e fezes e causa revolta popular

Da Redação

A administração do prefeito de Uauá, Lindomar Dantas (PCdoB) parece que vai ruim das pernas depois das últimas eleições. Ou seja, a cada dia surge uma novidade e pelo visto são atos normais para quem administra um município sem pensar nas consequências. No dia ontem (04), a reportagem do AP recebeu a denuncia de que o caminhão pipa  do PAC 2 foi enviado para a Rua Maria Virginia de Amarante, bairro da Lagoa, para fazer o escoamento das águas de chuvas misturada com fezes. De acordo imagens de um vídeo, mostra que o fato só não foi consumado porque houve uma reação geral dos moradores quando o veículo chegou. A gritaria foi enorme no meio a ameaças e xingamentos.

Segundo informações do vereador Rosevaldo Loiola (PDT), “este mesmo pipa é o que faz abastecimento de água a população da zona rural e nas escolas aqui do município. Agora só deus sabe a qualidade da água que essas crianças estão bebendo porque desde o ano passado que nós vereadores estamos questionando a qualidade do liquido que é retirado do açude em Canudos, por sinal uma cidade que joga seus dejetos dentro do próprio manancial. No entanto, a prefeitura deveria usar uma carro limpa fossa”, lamentou o vereador.

Problemas de saúde

Uauá é um dos municípios da Bahia que tem o maior índice de câncer, e este problema da qualidade da água oferecida em carro pipa é questionado por políticos e formadores de opinião do próprio município há anos. O consumo de água contaminada, a exemplo do bairro da Lagoa, pode levar as pessoas a ter problemas de diarreia agudas, doenças dermatológicas, quadros de desidratação por conta das diarreias, alergias, hepatites A e E, dentre outras enfermidades.

Ainda segundo informações do um bioquímico, com relação a parte ao tanque do pipa, com a água proliferada de coliformes fecais, a estrutura interna fica totalmente contaminada tornando-o impossibilitado para o transporte de água potável.

Nas redes sociais a revolta foi geral. Veja:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *