Empresas de Juazeiro são classificadas para o Prêmio MPE

Cristina Laura

 “É a primeira vez que participo do MPE Brasil e posso dizer que o prêmio mudou a minha visão sobre gestão. Para mim, foi um desafio importante superado”. A fala é da empresária Maria Conceição de Aguiar, que é proprietária da Escola do Cisne, em Juazeiro, uma das três empresas que irão concorrer ao MPE Brasil etapa Bahia.

Com 36 anos de atuação no mercado, a escola funciona hoje com 175 alunos de educação infantil e ensino fundamental I, possui 18 funcionários trabalhando em dois turnos e está envolvida em ações sociais e culturais reconhecidas pela população. Além disso, desenvolve o projeto sócioambiental “Adote uma Praça”. Por esse projeto, a empresa já concorreu ao MPE Brasil na categoria de responsabilidade social.

Para a coordenadora da Unidade do Sebrae em Juazeiro, Jussara Oliveira, há uma evolução da participação de empresas da região no prêmio. “Essa iniciativa funciona como uma estratégia de autoavaliação, que é o primeiro benefício que a empresa tem quando participa. Nesse aspecto, há um olhar mais criterioso no mérito do prêmio o que faz com que haja mais interesse”, avalia.

Na região de Juazeiro, foram inscritas 324 empresas nesta edição do Prêmio MPE Brasil deste ano, número que superou as expectativas.

Além da Escola Cisne, as outras duas empresas classificadas foram o Colégio Dínamo e a Rio Center, que congrega hotel, restaurante, lanchonete e buffet. Este último é administrado pela empresária Maria da Glória Amaranto Silva, que há 18 anos, juntamente com a família, trabalha pelo fortalecimento do grupo.

“Para nós, é uma grande conquista. Fomos crescendo aos poucos, sempre com a família unida e a evolução veio com o esforço do trabalho. A verdade é que os empresários deveriam se preparar mais e aproveitar melhor as oportunidades que são oferecidas pelo Sebrae”, afirma Glória.

Qualidade da gestão e capacidade empreendedora

O Prêmio MPE Brasil é um reconhecimento concedido às micro e pequenas empresas que se destacam em suas categorias, cuja atuação sirva de referência no esforço de mobilização para a melhoria da competitividade em seu segmento. As empresas candidatas são avaliadas pela qualidade da gestão e pela capacidade empreendedora do empresário, por meio da utilização do Questionário de Autoavaliação, com base no Modelo de Excelência de Gestão (MEG) da Fundação Nacional de Qualidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *