Audiência Pública na Câmara de Juazeiro: Suicídio, compreensão e debate

Atendendo sugestão do Professor Alexandre Reis, Professor Adjunto do Colegiado de Ciências Sociais, Coordenador do THANATOUS – Liga Acadêmica Interdisciplinar para o Estudo da Morte e do Suicídio, a Câmara de Vereadores de Juazeiro realizou na noite desta segunda-feira (29/09), uma audiência pública para colocar em debate a questão do suicídio.

Alex Tanuri conduz Mesa na Audiência sobre suicídio

Com Caríntia Gonçalves de Abrantes Souza, Psicóloga, Especialista em Saúde Mental, MBA em Gestão de Pessoas, da Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Juazeiro e o Professor do Colegiado de Ciências Sociais da UNIVASF, Alexandre Reis, Mestre em Filosofia e Doutorado em Educação e Ciências, a audiência destacou a importância da prevenção e dos cuidados para se diminuir o número de suicídios no Brasil.

Jovens na audiência sobre suicídio na Câmara de Vereadores

O Presidente Alex Tanuri, abriu a audiência com números demonstrando a gravidade do problema: “O suicídio foi a segunda principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito. Por isso a Câmara, por seus 21 vereadores, de imediato se engajou nessa discussão que interessa à sociedade”.

Palestrantes e Vereadores ao final da audiência sobre suicídio

Carínthia Abrantes abriu a exposição, lembrando que é importante sim discutir o suicídio e que “90% por suicídios no mundo poderiam ter sido evitados”, com conversa e apoio, destacando a necessidade de se dar atenção aos apelos dos jovens e adolescentes.

O Professor Alexandre Reis, de forma didática, historiou a questão do suicídio, as razões, as formas de discutir e evitar e ao final elogiou o envolvimento da Câmara de Vereadores, dando à Universidade uma oportunidade de sair do campus e interagir com a sociedade.

Sobre a iniciativa da Câmara: “Achei muito produtiva, fundamental, porque para a Universidade é uma oportunidade de sair para a comunidade, sair dos seus muros e trazer essa discussão para a comunidade” – disse – “É preciso que esse tema não seja apenas do domínio dos especialistas; tem de conversar com todo mundo sobre isso”.

Alex Tanuri, ao avaliar a audiência considerou extremamente positiva: “A Câmara de Vereadores assume o seu papel de defensora da dignidade, do respeito à vida e paz na comunidade. O suicídio é um trauma social que tem de ser discutido. A Câmara de Vereadores cumpriu seu papel”.

Estiveram presentes à audiência os vereadores Alan Jones, compondo a Mesa; a Vereadora Neguinha da Santa Casa, o Vereador Charles Leal, Florêncio, Anderson da Iluminação, Gleidson Medrado, Reinaldo Sabino, Anastácio e Tia Célia.

Participou da Mesa da Audiência Iracelma Ribeiro, representando a Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Juazeiro.

Psicologa Carintia Abrantes fala sobre suicido na Câmara de Vereadores

Ouça aqui o áudio da explanação da Psicóloga Caríntia Gonçalves de Abrantes Souza e a Palestra do Professor Alexandre Reis.

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *