Mulher é diagnosticada com doença que pode ser fatal caso vire a cabeça para o lado errado
Uma inglesa de 33 anos corre risco de morte se virar a cabeça para o lado esquerdo. Rachel Pighills sofre com uma doença que deixa seu pescoço incapaz de suportar o peso da própria cabeça.
Ela foi diagnosticada com vários problemas neurológicos e, após exames, descobriu que seu cérebro está afundando sobre a coluna vertebral, comprimindo o tronco cerebral. Com isso, quando ela vira a cabeça para a esquerda, a junção da coluna cervical se desloca parcialmente e ela pode sofrer uma “decapitação interna” e morrer instantaneamente. Além disso, a mulher só pode usar o colar cervical durante quatro horas por dia para evitar perda de massa muscular.
Em entrevista à BBC, a inglesa contou que apenas três cirurgiões no mundo podem realizar a operação. Ela conseguiu arrecadar menos de 10% do valor que necessita para fazer o tratamento – que custa US$ 174 mil, aproximadamente R$ 700 mil.
Outros diagnósticos
Além de viver com essa situação delicada em relação aos movimentos da cabeça, Rachel sofre com outras doenças. Em 2017, ela foi diagnosticada com a doença de Addison, ou insuficiência adrenal, quando o corpo não produz os hormônios esteroides o suficiente. Se o nível de cortisol dela cair demais, ela também corre risco de morrer.
Exames cardiológicos também apontaram Síndrome de Taquicardia Postural Prtostática (POTS, em inglês), que ocasiona em batimentos cardíacos mais rápidos que o normal. Ela também foi diagnosticada com malformação de Chiari, quando o tecido cerebral se estende para o canal medular.
Em mais uma bateria de exames, Rachel também foi diagnosticada com achatamento anormal na base do crânio. Os médicos acreditam que todos esses problemas podem ter sido causados por um distúrbio no tecido conjuntivo da paciente.
*Com informações da BBC News