Dia de Eliminação da Violência contra Mulher tem atividades em PE

violencia-mulher-nao-mobbem-banners610x283-1

O Dia Internacional de Eliminação da Violência Contra a Mulher vai ser lembrado no Recife e emOlinda com uma série de palestras e serviços gratuitos nesta segunda-feira (25). Para marcar a data, a Delegacia de Santo Amaro vai contar com serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia a partir das 9h. Já a Delegacia da Mulher receberá dez motos.

Além disso, o MPPE e o Tribunal de Justiça, em parceria, promovem uma série de ações no Shopping RioMar, no bairro do Pina, das 15h às 22h, com distribuição de material educativo. A iniciativa integra as ações das campanhas Ação Bem-me-Quer, do Ministério Público, e Eu Escolho uma Vida sem Violência e Você?, do TJPE.

No auditório do Instituto João Carlos Paes Mendonça (JCPM), no shopping, acontecem ainda duas palestras gratuitas: “Violência Doméstica e Direitos da Mulher” e “Atuação do Ministério Público e O Poder Judiciário em Pernambuco na Aplicação da Lei Maria da Penha”. O espetáculo “Rosa Gente, Rosa Flor”, que retrata a vida de uma mãe de família vítima de violência doméstica, também integra a programação no auditório.

Em Olinda, a prefeitura aderiu à campanha mundial “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” e irá promover uma série de atividades até o dia 9 de dezembro. Nesta segunda (25), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher distribui panfletos que visam a disseminação de informações sobre a Lei Maria da Penha. A ação começa pela PE-15, às 6h, e segue até a Escola Pintor Manuel Bandeira, em Bairro Novo, às 17h.

A campanha mundial é coordenada pelo Centro para a Liderança Global das Mulheres e existe desde 1991. Este ano, o tema da iniciativa é “Da Paz no Lar à Paz no Mundo: Vamos Desafiar o Militarismo e Acabar com a Violência Contra as Mulheres!”.

Atualmente, de acordo com dados do Ministério Público de Pernambuco, a taxa anual de assassinatos no estado é de 5,5 para cada 100 mil mulheres, o que o deixa em 10º lugar no ranking nacional. O Recife ocupa a sexta posição das capitais, com 7,6 homicídios a cada 100 mil mulheres.

Las Mariposas
As irmãs Maria Tereza, Pátria e Minerva, conhecidas como Las Mariposas, foram assassinadas em 25 de novembro de 1960 ao combaterem as injustiças sociais na República Dominicana. Na mesma data, em 1991, 23 mulheres de diferentes países lançaram uma campanha de 16 dias de ativismo, buscando promover o debate e denunciar as diferentes formas de violência contra as mulehres.

O dia foi reconhecido em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1999. Com isso, a campanha começa sempre no dia 25 de novembro, em homenagem às irmãs, e encerra-se em 10 de dezembro, quando se celebra o Dia Internacional de Direitos Humanos.

 

G1

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *