Chuvas causam transtornos no Sertão de Pernambuco
JC On-line
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a cidade de Dormentes, no Sertão de Pernambuco, foi o local onde mais choveu no Estado entre as 19h40 de ontem e as 7h40 de hoje. O monitor pluviométrico na cidade apontava 96,13 milímetros de chuvas torrenciais em 12 horas.
Em seguida vem o município de Floresta, também no Sertão, com 88,60 mm. Já o equipamento na cidade de São José do Belmonte, indicou 80,28 mm de precipitações, dos quais 72,69 mm atingiram a região em apenas seis horas.
Petrolina e Lagoa Grande também foram atingidas por chuvas que ultrapassaram 40 mm. Na primeira, segundo a Apac, houve precipitação de 73,71 mm. Já em Lagoa Grande, 42,77 mm de chuva caíram sobre a cidade.
Em Bodocó, outro município sertanejo, as chuvas torrenciais fizeram com que o Rio Pequí transbordasse próximo à construção de uma ponte na cidade que a liga a Ouricuri, impedindo que veículos transitassem pelo local. Na mesma área, um caminhão ficou preso na lama.
A Prefeitura de Dormentes afirmou que está monitorando áreas de risco como barreiras e regiões ribeirinhas para, em caso de necessidade, atuar para retirar os moradores dos locais. Ainda segundo a administração municipal, apesar das fortes chuvas, a cidade não registrou ocorrências fora da normalidade para dias assim.
A previsão do tempo para o Sertão de Pernambuco, hoje, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Para a região, o Inmet prevê máxima de 34ºC e mínima de 20ºC.