A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota na noite desta terça-feira (25) informando que, por conta da confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, solicitou à companhia aérea que trouxe o brasileiro da Itália a lista completa de passageiros e tripulantes para investigação dos estados de saúde. Os nomes serão repassados para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).
No comunicado, a Anisa informou também que vai reforçar os alertas e cuidados para todos os passageiros que chegam do exterior, especialmente os que viajaram aos países que já têm casos confirmados da doença.
O Ministério da Saúde divulgará o laudo oficial da investigação às 11 horas desta quarta. O ministro, Luiz Henrique Mandetta, e o secretário da Saúde de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira, estarão juntos na entrevista coletiva, em Brasília, para falar sobre o caso e anunciar quais providências serão tomadas.
O brasileiro infectado é um idoso de 61 anos, residente do município de São Paulo, que viajou para a Itália neste mês de fevereiro. Ele já está em isolamento domiciliar.
O período em que o homem esteve na Itália a trabalho, do dia 9 a 21 de fevereiro, coincide com a explosão de casos no país europeu, quando mais de 220 pessoas foram infectadas. Até esta quarta, mais de 320 pessoas estão com o vírus no país e 11 já morreram.