Submarino japonês da II Guerra é encontrado no Havaí
Um gigantesco submarino utilizado pelo Japão na II Guerra Mundial foi encontrado por cientistas americanos que vasculhavam o oceano Pacífico. Segundo os especialistas do Laboratório de Pesquisa Marítima do Havaí, responsáveis pela descoberta, a embarcação foi afundada em 1946, meses depois de ser capturada pela marinha americana, na esteira da derrota do Japão.
“Topamos com isso quando procurávamos outros alvos. É como ver um tubarão em repouso”, disse Jim Delgado, um pesquisador que viajou até o local do naufrágio.
A embarcação de 400 pés (122 metros) da classe “Sen-Toku”, um dos maiores submarinos pré-nucleares a serem fabricados, foi encontrado em agosto a sudoeste da ilha de Oahu, no Havaí. De acordo com a rede CNN, a informação só foi divulgada após a Universidade do Havaí avisar o departamento de estado americano e o governo japonês sobre a descoberta.
Batizado de I-400, o submarino é idêntico ao modelo I-401, achado na mesma região em 2005. Eles haviam sido desenvolvidos para atacar alvos localizados nos Estados Unidos durante a II Guerra Mundial, mas nunca chegaram a bombardear o país. As embarcações eram capazes de dar uma volta e meia em torno do planeta sem reabastecer, além de terem a capacidade de abrigar três bombardeiros de asas retráteis, que poderiam decolar minutos após a emersão do submarino, segundo os cientistas.
O submarino estava foi achado a 700 metros de profundidade. A ausência de dados sobre a embarcação fez com que especialistas acreditassem durante muito tempo que ela pudesse estar localizada em uma região mais distante da costa. Na época da captura, os EUA disseram não ter informações precisas sobre a embaracação, o que configurava uma tentativa de impedir que a tecnologia caísse nas mãos da União Soviética – que exigia acesso às embarcações inimigas capturadas.