Eliana Calmon disputa vaga ao Senado

Daniela Pereira
 

Os rumores sobre a possível candidatura da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon para o Senado Federal ainda são frequentes. Enquanto o PSB baiano finaliza os preparativos para a filiação da ministra, boatos de que Calmonplaneja disputar a vaga ao Senado pelo Distrito Federal sacodem o meio político. Apesar das especulações, a filiação da ministra ao partido baiano permanece marcada para o próximo dia 19, em Salvador.

A esperança de que a ministra se lance ao Senado pela Bahia é grande por parte do partido. Segundo a coluna, a ministra teria desabafado com amigos sobre a preferência de disputar uma vagaao Senado pelo Distrito Federal, conforme nota divulgada ontem pelo colunista Felipe Patury (Época) e causou descontentamento aos pessebistas. A assessoria de imprensa da senadora Lídice da Mata afirmou “estar mais que confirmada a disputa da ministra pelo PSB baiano”. Fato este, já divulgado, inclusive, pela própria senadora. “Ela já confirmou isso. Se ela é baiana, tem que ser candidata pelo estado dela”, disse a assessoria.

O ato de filiação e o anúncio da candidatura estão sendo organizados pela ex-ministra Marina Silva e o governador Eduardo Campos – presidente do PSB e pré-candidato ao Planalto. Eliana Calmon ganhou notoriedade quando, no período em que era corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), declarou haver ‘bandidos de toga’. A ideia é que o ato em Salvador seja uma demonstração de unidade da conturbada aliança entre a Rede, partido “clandestino” de Marina, e o PSB, de Campos.

Na rede social, o governador de Pernambucano, Eduardo Campos, exaltou a filiação da ex-corregedora nacional de Justiça ao seu partido. “Eliana desempenha um papel muito importante na história recente do Brasil. Sua seriedade e competência sempre foram exemplares”, escreveu Campos no Facebook, ontem.

Campos ainda ressaltou as qualidades políticas e credibilidade conquistada pela ministra diante do povo brasileiro. “Primeira mulher a ocupar uma cadeira no Superior Tribunal de Justiça, outro destaque de Eliana foi a coragem ao iniciar investigações sobre evolução patrimonial de juízes e para esclarecer acusações de improbidade”, afirmou Campos, que ainda disse acreditar em uma chapa competitiva na Bahia. “Fico muito animado em saber que ela e a senadora Lídice da Mata estarão à frente de uma chapa que mudará a história política da Bahia”, garantiu.

Fonte: Tribuna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *