Aulas presenciais na rede municipal poderão ser retomadas em setembro, diz ACM Neto

Protocolo para reabertura das escolas só deve ser apresentado na última das três fases do plano de reabertura das atividades na capital

Alexandre Santos
ACM Neto (DEM), prefeito de Salvador (Foto: Max Haack/Secom)
ACM Neto (DEM), prefeito de Salvador (Foto: Max Haack/Secom)

 

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), disse nesta sexta-feira (17) que as aulas presenciais na rede municipal poderão ser retomadas a partir de setembro, provavelmente na última das três fases do plano de reabertura de atividades na capital. Ele afirmou ser remota a possibilidade de as escolas reabrirem no próximo mês.

“Eu sou vou apresentar um protocolo para a educação depois que a segunda fase estiver ativada e testada. Não dá pra voltar as aulas sem antes a primeira e a segunda fases estejam ativadas e abalizadas do ponto de vista dos seus impactos. Quando é que isso vai acontecer? Olha, pode ser que as culas possam voltar até o começo de setembro. Quem sabe? Acho que a perspectiva de retomada das aulas em agosto é quase nula”, afirmou o prefeito.

“Não estou aqui dando um veredicto. Mas acho muito difícil voltarem as aulas em agosto. Mas é possível voltarem em setembro. Porque a gente está olhando cada um desses momentos”, acrescentou.

As declarações foram dadas em uma coletiva à imprensa no hospital de campanha do Wet’n Wild, onde entregou 20 novos leitos de UTI (Unidade de terapia Intensiva) destinados a pacientes com Covid-19.

Na entrevista, ACM Neto projetou que primeira fase de retomada das atividades econômicas na cidade poderá ocorrer a partir da próxima semana.

“Eu espero que a gente possa iniciar a primeira fase de atividades no final da próxima semana. Aí a gente vai começar a olhar o efeito dessa retomada, como é que as coisas estão acontecendo. Como é que isso impacta nos nossos índices, para, se tudo der certo, 14 dias depois, a gente ter condições de ativar a segunda fase”, estimou.

No planejamento estabelecido conjuntamente entre prefeitura e governo do Estado, a segunda fase de reabertura permitirá o funcionamento de academias; barbearias, salões de beleza; centros culturais; museus e galerias de arte; lanchonetes, bares e restaurantes.

Já na 3ª e última fase, poderão reabrir parques de diversões e temáticos; teatros, cinemas e demais casas de espetáculos; clubes sociais, recreativos e esportivos; centros de eventos e de convenções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *