Prêmio MPE Brasil destaca inovação das empresas baianas
Emoção e sentimento de desafio marcaram a etapa estadual do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, ciclo 2013. O evento foi realizado na noite desta quarta-feira, dia 5, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep. As cinco empresas vencedoras que vão disputar a etapa nacional, em abril, em Brasília, nas categorias setoriais, foram a Azevedo Auto Center (Ourocar), de Ourolândia, na categoria Comércio; a Escola do Cisne, de Juazeiro, em Educação; a Insix Soluções Inteligentes, de Salvador, na categoria Tecnologia da Informação; o Tarik Fontes Hotel, de Itabuna, em Turismo; e o Posto de Molas Secomolina, de Jacobina, em Outros Serviços.
A Ourocar e Escola do Cisne também receberam o prêmio Destaque Inovação e Responsabilidade Social, respectivamente. Os empreendimentos vencedores integram a lista de finalistas formada por 13 empresas que receberam os certificados durante a cerimônia. “Vencemos um desafio e as limitações. Agradeço a Deus e a equipe Ourocar pelo nosso resultado. Agora, vou me preparar para enfrentar a etapa nacional com dedicação e mostrar que o nordestino sabe trabalhar”, afirmou o sócio da Azevedo Auto Center, João Jacson Soares. Muito emocionada, a diretora da Escola do Cisne, Maria Conceição de Aguiar, lembrou o início das atividades pedagógicas na instituição e comemorou o resultado com gosto de vitória e sonho: “Aos 16 anos dava aula na mesa de jantar e agora estou demonstrando um diferencial. Pretendo criar um centro universitário”, contou.
O MPE Brasil tem o objetivo de reconhecer as práticas das micro e pequenas empresas desenvolvidas por meio do modelo de excelência em gestão da Fundação Nacional da Qualidade, valorizando ideias e difundindo valores. No total, 93 mil empresas foram inscritas no MPE Brasil, sendo que a Bahia inscreveu 14.143 mil e 3.329 candidatas.Destas, 35 foram visitadas e 13 chegaram à etapa final que competiram nas categorias agronegócio, comércio, educação, tecnologia da informação,turismo e outros serviços. Os empreendimentos passaram por quatro etapas de avaliação, análise dos questionários de autoavaliação e da documentação, além de receberem a visita técnica dos avaliadores.
Durante a cerimônia, o superintendente do Sebrae, Edival Passos, destacou que o MPE Brasil promove a representatividade do pequeno negócio na economia brasileira, contribuindo para a geração de emprego e renda e o desenvolvimento da cadeia produtiva. “Este prêmio estimula o segmento, apontando os padrões de excelência, que devem ser perseguidos de uma forma continuada, com ações inovadoras e competitivas”, explicou Edival Passos.
Para o vice-presidente da Fieb, Reinaldo Sampaio, “a premiação celebra o esforço das empresas no aprimoramento da gestão, na busca de uma posição de afirmação, atendendo aos critérios do MPE Brasil. Elas ficaram melhores, mais competitivas e com certeza vão contribuir para o desenvolvimento do país”.
O diretor executivo da Associação Baiana para Gestão Competitiva (ABGC), Paulo Antunes, destacou a importância da inovação para os empreendimentos. “Por menor que seja a empresa, amanhã ela pode se tornar uma multinacional. Portanto, elas não podem perder tempo e devem investir na inovação”, recomenda Paulo Antunes. Já o gerente executivo do grupo Gerdau, Claudio Macedo Filho, compartilhou com a declaração de Antunes e incentivou a busca do sonho dos empresários. “Nenhum empreendimento vive sem resultado. Seja destemido e vá em busca de seus sonhos para que eles se tornem realidade e possam transformar a região, colaborar com desenvolvimento social e econômico”, incentivou.
A premiação é realizada pelo Sebrae, pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), pelo Grupo Gerdau, pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e Associação Baiana para Gestão Competitiva (ABCG).
Foram finalistas da etapa estadual do MPE Brasil a Cooperativa de Pescadores e Marisqueira de Vera Cruz, de Vera Cruz, na categoria Agronegócio; Benfica&Martins, de Eunápolis, em Comércio; Click Comércio e Representações, de Jacobina, em Comércio; Esferatech Serviços de Tecnologia da Informação, de Salvador, em Tecnologia da Informação; Esfera Quatro Consultoria e Projetos, de Salvador, em Outros Serviços; EV Virtual Serviços, de Salvador, em Outros Serviços; Instituto Planos, de Salvador, em Outros Serviços; e Metrológica Serviços de Medição, de Lauro de Freitas, em Outros Serviços, além das cinco vencedoras.
Homenagem aos avaliadores
O MPE Brasil homenageou 40 avaliadores voluntários que receberam certificados de reconhecimento de atuação na edição 2013 do evento. Foram destaques do grupo Alfredo Guimarães Cunha, Suzana Gomes, Fernanda Matos, Karina Vieria, Luciano Pimenta Rauze e Thereza Cristina Bittencourt.
Estiveram presentes no evento a coordenadora Nacional do MPE Brasil, Isabel Reis, a coordenadora técnica do prêmio, Gênia Porto, o coordenador Executivo da ABGC, Álvaro Leite, a gestora da MPE Brasil do Sebrae Bahia, Mariza Xavier.