Time mais velho do Mundial, Galo aposta nos trintões para ser campeão
Victor, Leonardo Silva, Pierre, Josué e Ronaldinho. Todos já chegaram aos 30 anos e deverão ser titulares do Atlético-MG na semifinal do Mundial de Clubes, dia 18, contra o vencedor do duelo entre Raja Casablanca e Monterrey. Eles são alguns dos responsáveis pelo Galo ser a equipe mais velha das sete que disputam a competição no Marrocos, e também trunfos na luta pelo título.
Levando em conta todos os inscritos, a média de idade do time brasileiro é de 28 anos e 11 meses, pouco superior à do Raja, um dos possíveis rivais da primeira partida. Porém, caso os mexicanos avancem e enfrentem o Atlético-MG, será o duelo dos “tiozinhos” contra os mais jovens da competição, já que a média de idade do Monterrey é de 25 anos.
A contratação de veteranos é vista no Galo como essencial para o sucesso do clube na temporada, principalmente na Libertadores, competição que exige experiência em duelos muito nervosos. Mesmo assim, o capitão do time ainda não chegou à casa dos trinta. Está perto. Dono da faixa, Réver acha que a média de idade pode fazer diferença em Marrakesh.
– É sempre bom ter jogadores mais rodados e experientes. Nossa equipe tem poucos jogadores abaixo dos 23 anos. Isso faz diferença, mas não adianta ter só experiência e não colocar a prática em campo.
Cuca admitiu que já definiu a escalação da semifinal, mas só irá divulgar depois que os jogadores estiverem cientes de sua opção. A provável equipe terá Josué no meio e o caçula Lucas Candido, de 19 anos, na lateral esquerda. Com eles, a média de idade apenas dos onze titulares será praticamente a mesma: 28,8.
O técnico poderia optar por uma equipe ainda mais velha se optasse por Junior Cesar, de 31 anos, no lugar de Lucas, mas ainda no Brasil, ele havia confirmado o garoto entre os onze que devem iniciar a semifinal.
Os titulares mais velhos são Leonardo Silva e Josué, ambos de 34 anos. O volante disputa posição com Leandro Donizete, mas é o favorito a ser escolhido. Já o zagueiro foi fundamental na conquista da Libertadores. Ele marcou, já nos minutos finais, o gol que levou a decisão à prorrogação e depois às cobranças de pênaltis.
Logo depois vêm Ronaldinho, “dono do time” aos 33 anos e jogador mais conhecido pelos adversários e pelo povo marroquino, o volante Pierre, de 31, carrapato dos rivais, e o goleiro Victor, que, aos 30 anos, ganhou status de santo por suas defesas, sobretudo no pênalti defendido contra o Tijuana no último minuto das quartas de final da Libertadores.
O banco de reservas do Galo também tem seus veteranos. Campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, Gilberto Silva completou 37 anos no mês de outubro. Ele é o terceiro jogador mais velho inscrito no Mundial, atrás do neozelandês Vicelich, que nasceu um mês antes, mas já foi eliminado com o Auckland City, e do egípcio Gomaa, de 38 anos, do Al Ahly.
Apesar de tantos experientes, o único campeão mundial de clubes é Josué, que venceu pelo São Paulo em 2005. Ronaldinho, em 2006, e Alecsandro, em 2010, disputaram, mas foram derrotados.
– Espero que nos próximos anos possamos ter outros jogadores que disputarem o torneio e tenham sido vitoriosos. Os jogadores só ficam marcados pelas conquistas – afirmou Réver.
Fonte: Globo