Poluição do ar influenciou 12% das mortes por Covid-19 no Brasil, diz estudo
De acordo com pesquisadores, exposição prolongada à poluição pode fragilizar pulmões e aumentar mortalidade pela doença
Por
A exposição à poluição atmosférica, que comprovadamente pode causar diferentes problemas respiratórios, também é vilã durante a pandemia da Covid-19 . De acordo com um estudo publicado pela revista Cardiovascular Research, o risco de morte pela doença pode aumentar em média 15% no mundo.
A pesquisa, realizada pelo Insituto Max Panck de Química, compara a mortalidade da Covid-19 com dados sobre o índice de poluição atmosférica em cada localidade. Ainda segundo o estudo, a exposição aos poluentes teria influenciado em 12% das mortes no Brasil.
Os países mais afetados pelo problema, de acordo com os pesquisadores, seriam a República Tcheca, com 29% de influência, e China, com 27%, mesma taxa detectada no leste da Ásia.
A pesquisa explica que a relação está entre as particulas contaminantes e o seu efeito sobre o receptor ACE-2, localizado na superfície das células e responsável pela forma como o novo coronavírus (Sars-CoV-2) infecta os pacientes. Segundo os profissionais, os danos causados aos pulmões pela poluição aumentam a atividade do ACE-2.