Problemas em voos causam transtornos a cerca de 500 passageiros em Salvador
Ainda faltam alguns dias para as principais festas de fim de ano, mas o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), já deu provas de que vai render muita dor de cabeça aos passageiros em dezembro. Três companhias aéreas registraram problemas nessa quinta-feira (19), entre eles extravio de malas, cancelamento e alteração na rota de voos que prejudicaram aproximadamente 500 pessoas.
Não bastassem as obras que dificultam a circulação interna, os principais órgãos públicos do aeroporto foram tomados por reclamantes em busca de soluções. A primeira das ocorrências mais complicadas do dia foi com o voo 2008 da Gol que saiu do Aeroporto de Confins (MG) pela manhã com destino a Ilhéus, no sul da Bahia. Segundo a assessoria de imprensa da Gol, a empresa lamentou o desconforto causado aos clientes e justificou que a aeronave teve de pousar em Salvador após fechamento do aeroporto de Ilhéus por más condições meteorológicas na tarde de hoje.
Os passageiros relataram que a orientação dos funcionários no aeroporto foi de que a companhia viabilizaria um transporte terrestre, cuja viagem dura em média 10h, ou um voo apenas para a próxima segunda-feira (23). Contudo, a assessoria da Gol assegurou que os passageiros que não aceitaram o transporte terrestre foram reacomodados nos próximos voos da companhia, previstos para decolarem nesta sexta-feira (20).
Ainda no período da tarde, quase 200 passageiros que seguiriam para Miami (EUA) receberam a informação no guichê de check-in que o voo foi cancelado porque a aeronave apreasentou problemas técnicos e a peça necessária para o conserto que só chegaria no sábado (21). No entanto, não há previsão dos clientes, que compraram os bilhetes na Tam mas embarcariam pela American Airlines, viajarem.
“Não conseguimos remarcar. A opção que eles nos deram é voltar para casa e esperar que eles [empresa] nos liguem quando tiver alguma possibilidade”, reclamou o engenheiro civil, Jacson Rangel, 54 anos, que viajaria com a família para passar o Natal e Réveillon na Flórida. A reportagem do NE10 Bahia não conseguiu entrar em contato com as assessorias da Tam e da American Airlines.
Movimentação no aeroporto foi intensa nessa quinta; problemas se estenderam ao longo do dia
Outro problema registrado nessa quinta foi o extravio de malas de cerca de 80% dos passageiros do voo 2230 da Passaredo Linhas Aéreas, que partiu de Ribeirão Preto (SP) e fez escalas em Brasília (DF) e Barreiras (BA). “Eu fiquei só com a roupa do corpo. Sumiu tudo”, conta a auxiliar de produção Carla Almeida, de 29 anos, que estava acompanha da filha de apenas 1 ano e mais dois primos. “Perdi um de fazer um registro no cartório, estou sem dinheiro e com fome”, relatou a assistente social Marleide Santos, de 49 anos, enquanto aguardava um posicionamento dos funcionários da companhia.
A assessoria de comunicação da Passaredo confirmou que houve um overbooking (foram vendidas mais passagens que a capacidade) e, por isso, as bagagens foram transportadas por outras companhias aéreas, “uma prática comum entre as empresas”, diz a nota. Depois da pressão dos passageiros, que registraram queixas na Delegacia do aeroporto, no posto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e no Procon-BA, a companhia liberou um voucher para alimentação aos que aguardaram as bagagens no local, as quais foram distribuídas em voos da Gol, Tam e Avianca.
Os funcionários da Anac não souberam informar quantas ocorrências foram registradas em voos nessa quinta, mas reconheceram que grande parte das operações apresentaram problemas. A Anac recomenda aos passageiros que se sentirem lesados a registrar queixas, individuais ou coletivas, na própria Agência e em outros órgãos públicos. Para isso é necessário levar um documento oficial com foto e o máximo de comprovantes (de bagagem, passagem, assentos, etc).
» Postos de atendimento no Aeroporto de Salvador:
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
(71) 3204-1010
Delegacia de Polícia Civil
(71) 3377-1640
Procon-BA
(71) 3116-0567
[email protected]