Chuvas arrebentam parte da BR 235 e causa grave acidente em Uauá com dois mortos
Na madrugada desta sexta-feira (20), no km 232 da BR 235, no entorno da cidade de Uauá, um bueiro cedeu e obstruiu totalmente a pista. Entre as 04h00 e 05h00 da manhã, ainda sem uma boa visibilidade, um Gol e um caminhão baú bateram bruscamente na cratera sem tempo de frear ou desviar, o gol ficou totalmente destruído, mas não se sabe onde estão os integrantes do gol, quanto ao caminhão a situação é grave, porque a cabine está totalmente amassada e não é possível saber se o motorista se encontra com vida. A polícia militar está no local, sinalizando a área e controlando os curiosos, para evitar mais acidente.
O volume de chuva não foi maior do que os registrados em outros anos de chuva forte, o que se leva a crer é que possivelmente faltou estudo de volume fluvial, por parte da empresa que construiu a pista, pois o “Riacho dos Cágados” onde foi construído o bueiro recebe mais de 50% das águas fluviais da cidade, portanto acreditar que quatro manilhas apenas, seriam suficiente para despachar um grande volume de água, o que demonstra que faltou estudo ou responsabilidade.
Ainda assim, com menos de um ano de inaugurada, a primeira etapa da obra da BR 235 demonstrava um projeto arrojado, com pista bem sinalizada, larga, acostamento adequado, asfalto de boa qualidade, mas os técnicos não observaram que estavam construindo uma represa que poderia causar sérios problemas devido a pequena largura nas pontes, o material usado no acostamento, e ainda o uso inadequado de manilhas servindo de canal para o escoamento em área perigosa e de risco como aconteceu no local o acidente que provocou duas mortes.
Em março deste ano a reportagem do Ação Popular alertou a sociedade e o Governo Federal. Com a caída das primeiras chuvas a pista cedeu a força das águas causando este acidente e prejudicando toda a comunidade de Uauá que agora só tem como alternativa enfrentar a tortura da estrada de terra para Juazeiro, ou outro lugar do país, via Caraíba Metais.
Com informações do site Natelaeventos.com Fotos: Jorge Trindade