Por pouco:Steve Macqueen quase se tornou uma das vítimas da família Manson
A chacina instigada por Charles Manson em 1969 deixou cinco mortos, incluindo a atriz Sharon Tate, grávida de 8 meses do seu primeiro filho
Na madrugada do dia 9 de agosto de 1969, uma cena sanguinária e violenta foi instaurada pelos membros da Família Manson — seguidores fiéis da seita messiânica de Charles Manson, um dos maiores lunáticos dos Estados Unidos —, na mansão de Sharon Tate em Los Angeles.
A atriz, grávida de oito meses, foi morta cruelmente com um tiro e diversas facadas. Seus quatro hóspedes também perderam a vida no fatídico episódio, eram eles Abigail Folger, Wojciech Frykowski, Steven Parent, Jay Sebring. Após um jantar, eles foram surpreendidos quando a casa foi invadida por homicidas armados que seguiam ordens diretas.
Tex Watson, Susan Atkins, Linda Kasabian e Patricia Krenwinkel enfrentaram julgamento e receberam a sentença de morte, porém, a Califórnia rapidamente aboliu a pena letal, assim, os criminosos foram sentenciados a prisão perpétua.
Uma pessoa, no entanto, escapou do fim brutal por um triz: trata-se do famoso astro Steve McQueen. O americano, que morreu em 1980, estrelou diversas produções de sucesso, entre elas Crown, o Magnífico (1968), Os Implacáveis (1972), Sete Homens e um Destino (1960), Bullitt (1968) e Fugindo do Inferno (1963).
No auge da fama, Steve McQueen consolidava sua reputação como astro de cinema a cada longa-metragem lançado; no mesmo período, Tate começava a ganhar os holofotes em sua carreira de atriz. Ela era casada com o cineasta Roman Polanski.
Escapando da morte
O ator tinha sido convidado para comparecer ao jantar que antecedeu as horas brutais que resultaram em cinco mortes. Por ser amigo do cabeleireiro Jay Sebring, McQueen tinha confirmado presença e todos esperavam por ele.
O astro de Hollywood, entretanto, jamais apareceu, evitando se tornar mais uma vítima da Família Manson. Anos depois dos assassinatos, a ex-esposa de McQueen, Neile Adams, que estava casada com ele na época, revelou porque o marido não foi à mansão de Sharon Tate.
Em entrevista ao National Post, no ano de 2017, Adams finalmente confessou a motivação por trás da ‘sorte’ de McQueen. A mulher falou que ele, por acaso, “encontrou uma garota e decidiu sair com ela”.
Ao ter a notícia chocante da morte de seus amigos, o astro ficou bastante preocupado, como relembrou sua ex-companheira: “Depois disso, ele ficou mais paranoico e não me deixava ir a lugar nenhum sem uma arma.”.
Para Adams, não há dúvida da sorte que McQueen teve ao evitar o compromisso. “Sair com aquela garota salvou a vida dele”, falou ela, como repercutiu a revista People.
Mais de uma década depois, o ator americano não escapou de um câncer maligno na membrana que envolve os pulmões, que o levou à morte em novembro de 1980.