“O que temos em Juazeiro é uso indevido do dinheiro público e gente desqualificada administrando”
Da Redação
O professor e ambientalista Jairton Fraga, que foi o primeiro secretário de meio ambiente e agricultura do governo Isaac Carvalho (PC do B), ainda em 2009, cargo que ocupou por pouco tempo, falou sobre seu possível desligamento do Partido Verde e resumiu a gestão do prefeito Isaac em duas palavras: ‘Má administração’.
Sobre seu desligamento do PV disse que o partido precisa aprofundar discussões internas para ser realmente moderno e democrático. “Venho defendendo que a gente precisa se abrir mais para a sociedade e se afastar dos outros partidos que tradicionalmente não conseguem fazer isso. Às vezes minha posição não é bem compreendida e isso me levou a cultivar uma posição de insatisfação, que pode mesmo culminar com minha saída do partido”.
Sua insatisfação não fica restrita ao partido verde e isso fica evidente quando Jairton analisa a conjuntura política brasileira. “Esse modelo político se esgotou, a gente precisa fazer a democracia direta porque a democracia representativa não nos atende mais. A câmara de vereadores pode me representar? O parlamento estadual? O congresso? A gente quer, agora, ter o poder de dizer o que é certo e o que é errado nesse país, por isso, essas manifestações estão acontecendo no Brasil”.
O sentimento de insatisfação passa para indignação quando o assunto é o poder executivo municipal. “O que temos em Juazeiro, hoje, é o desgoverno, a má administração, a incompetência, o uso indevido do dinheiro público, gente desqualificada administrando, tudo isso. Um quadro de absoluto descaso e isso é dito por toda população”.
“Um governo que não consegue controlar muriçocas? A França controlou isso há 200 anos e nós não conseguimos. Não é por falta de tecnologia, nem de conhecimento é por descaso mesmo, por ausência de gestão pública”, desabafa Fraga.
O professor salienta que Juazeiro passa por um momento de desenvolvimento, que não é devido ao poder municipal e sim a um contexto econômico que o país atravessa, mas que pela falta de gerência pública por parte da prefeitura, o município vem sendo bastante prejudicado. “Tem que trabalhar, sobretudo o planejamento. Se não falta tudo, água, energia elétrica, pavimentação, esgotamento sanitário. É isso que vemos em Juazeiro, falta de planejamento. O problema do município se resume a má gestão”.