Fluminense e América-MG conhecem nesta segunda-feira os adversários na pré-Libertadores; veja potes
A temporada 2022 ainda não começou, mas os torcedores de Fluminense e América-MG já terão nesta segunda-feira as primeiras emoções relacionadas ao principal objetivo do próximo ano: a Copa Libertadores. A Conmebol sorteia, a partir das 12h (de Brasília), os confrontos da fase preliminar da competição, que conta com os dois brasileiros e mais 17 equipes duelando em três fases. Destes, apenas quatro clubes irão para os grupos.
A Pré-Libertadores é dividida em três fases de mata-mata. A primeira, que será disputada em 9 e 16 de fevereiro, não terá brasileiros. Seis clubes se enfrentam, e três avançam.
Fluminense e América-MG entram na segunda fase. Na divisão dos potes, o tricolor caiu no número 1, com os clubes de ranking mais alto na Conmebol, e vai assim evitar os adversários mais fortes, ao menos logo em sua estreia. Já o clube mineiro está no pote 2. A segunda fase será jogada em 23 de fevereiro e 2 de março.
Na terceira fase, oito clubes se enfrentam e, quem vencer, estará na fase de grupos da Libertadores. Os quatro eliminados vão para a Copa Sul-Americana. Os jogos estão marcados para os dias 9 e 16 de março.
No pote 1, o Fluminense pode ter pela frente na segunda fase clubes tradicionais como o Barcelona-EQU, algoz tricolor nas quartas de final da Libertadores deste ano, Olimpia-PAR e Bolívar-BOL, além de Millonarios ou Deportivo Cali, da Colômbia — um deles vai para a fase de grupos, o outro irá para a Pré.
Barcelona enfraquecido
Eliminado pelo Flamengo nas semifinais deste ano, o Barcelona de Guayaquil deve entrar com um time bem diferente do que deixou o Fluminense pelo caminho com dois empates, um no Maracanã e outro no Equador, avançando pela regra do gol qualificado.
O lateral-esquerdo Mario Pineida deve deixar o time para acertar justamente com o Fluminense. Já Byron Castillo, lateral-direito que foi o único jogador não brasileiro na seleção da Libertadores, deve ser negociado com o futebol europeu.
O Olimpia, eliminado pelo Flamengo nas quartas de final deste ano após bater o Internacional no Beira-Rio, está longe de atravessar seus melhores momentos. O clube paraguaio, porém, tem uma das camisas mais “pesadas” do continente, com nada menos que três títulos de Libertadores no currículo, e deve ser respeitado.
O Bolívar é outro nome tradicionalmente presente na Libertadores — já foram 33 participações até aqui, com as semifinais de 1986 e 2014 como melhores resultados. Mas o que mais assusta os adversários dos bolivianos é a altitude de 3.640 metros de La Paz.
O bicho papão deste sorteio é o Estudiantes, tetracampeão da Libertadores. Classificado após ficar na sexta colocação do Campeonato Argentino, eles são os únicos representantes do país na Pré-Libertadores, e podem ser adversários do América-MG logo na segunda fase ou do Fluminense na terceira fase caso os dois clubes avancem. O goleiro Mariano Andújar é o destaque da equipe, que tem também o zagueiro Fernando Tobio, que atuou pelo Palmeiras em 2014.
Bicampeão da Libertadores, o Atlético Nacional, de Medellín, não atravessa grande fase na Colômbia.
Entre as novas sensações, é preciso ter atenção com o Montevideo City Torque, do Uruguai, que disputará a Libertadores pela primeira vez após ser comprado pelo Grupo City, que administra também o Manchester City, da Inglaterra, e o Bolívar, entre outros clubes. Os uruguaios investem em promessas e têm um trabalho que vem se consolidando no país. Resta saber se terá sucesso no continente.
Esta será a oitava participação do Fluminense na história da Libertadores, mas a primeira entrando na fase preliminar. Já o América-MG disputará o torneio internacional pela primeira vez.
Palmeiras, Athletico, Atlético-MG, Flamengo, Fortaleza, Corinthians e Bragantino entram direto na fase de grupos. O sorteio destes acontece em 23 de março.
Fonte: Extra