Prefeito de Casa Nova, Wilson Cota conquista mais um projeto para o município

Da Redação

O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, inaugurou esta semana, unidades de beneficiamento de pescado que darão sustentabilidade à piscicultura no município casanovense. Uma unidade de beneficiamento de pescado que tem um investimento de aproximadamente R$ 500 mil reais, estruturada por câmara fria, máquina de produção de gelo e equipamentos para beneficiar 3 toneladas de peixe por dia.

A obra além de beneficiar centenas de pescadores permitirá a agregação de valor aos seus produtos. Buscando a eficiência no setor, se reuniu na colônia de pescadores com para falar sobre a implantação através de um convênio, com o MDA – Ministério de Desenvolvimento Agrário a Bahia Pesca e a Ebda, e do sistema de assistência técnica aos pescadores dos município com técnicos e representantes da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), presidente da colônia de pescadores (Cicinho), presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, Cássio Peixoto, prefeito de Casa Nova Wilson Cota, secretário municipal de Agricultura (Kaká), vereadores Élber do Né , João Honorato e comunidade local.

Eduardo fez uma análise de sua atuação frente à secretaria quando assumiu há pouco mais de dois anos. Disse que ouviu os agricultores sobre os problemas e identificou que a havia a falta de estrutura para o trabalho e muitas dificuldades eram encontradas. Logo, o secretário fez uma secretaria itinerante, com assistência, implantação de convênios com os órgãos para expansão do trabalho dos produtores e destacou a relevância dos casanovenses para a Bahia e Brasil.

Salles falou de mudanças e soluções encontradas para melhorias na realização de trabalhos com os órgãos locais. Um problema grave era a questão da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), a Bahia só tinha 80 mil DAP emitidos. A EBDA emitia DAPS com a internet ligada, como o sinal era ruim, ao realizar o cadastro dos DAPS, a internet caía e tudo acabava se perdendo. Testamos em Casa Nova um novo programa para cadastro, DAP Off-line, fazendo o cadastro sem estar conectado a internet, com todos os inseridos e salvos passaria a emitir de única vez todos os dados prontos. “Passamos a emitir de 80 mil para 610 mil DAPS até mês passado. O teste para que isso funcionasse no Brasil foi feito por técnicos da EBDA de Casa Nova, com a equipe de Casa Nova e colhemos resultados, serviu para o Brasil inteiro. Um orgulho para Casa Nova”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *