Presidente do PT confirma que partido deve definir candidato ao governo até sábado

Éden Valadares declarou ainda que busca o “consenso” dentro do partido: “O PT sabe lidar com as divergências e o rito de democracia interna”

Rodrigo Daniel Silva
Foto: Divulgação/Facebook
Foto: Divulgação/Facebook

 

Presidente do PT na Bahia, Éden Valadares confirmou, nesta terça-feira (8), que o seu partido deve definir até sábado (10) o candidato ao governo da Bahia. Três nomes disputam a indicação: o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, o secretário estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano, e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho.

“Nós vamos oferecer aos aliados e à sociedade baiana um nome do PT para representar o nosso projeto. O projeto vitorioso de Rui Costa, com o apoio de Wagner, Lula e nossos aliados. Como a gente tem uma longa tradição de democracia interna, de construção coletiva e de respeito às instâncias, serão elas que decidirão. No caso, a Executiva e o Diretório Estadual. Executiva na sexta, diretório no sábado”, disse Éden ao bahia.ba.

A chapa completa, no entanto, só deve se anunciada no domingo (13). “Estamos trabalhando para isso. Temos dialogado com os aliados, com os partidos, e confiamos muito na condução de Rui e Wagner. Eles construíram esse grupo até aqui e confiamos muito na capacidade e habilidade política deles de entender e atender as diversas opiniões do grupo”, afirmou.

O dirigente petista declarou ainda que busca o “consenso” dentro do partido. “Torço e trabalho muito pela construção do consenso. Não é uma imposição. O PT sabe lidar com as divergências e o rito de democracia interna. Mas sinto clima para a unidade do partido. Se não total, a maior unidade possível. As conversas estão fluindo nesse clima de desprendimento e maturidade”, pontuou.

Éden evitou falar sobre quem é favorito para ser indicado pelo partido. “Não gosto de especular, nem de antecipar as decisões do PT. Como eu disse, temos uma longa tradição de democracia interna e construção coletiva. Vamos ver o que dirão nossas instâncias. O processo está fluindo bem e um pouco de mistério também ajuda a temperar a boa política, né?”, questionou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *