O patriarca José Bonifácio

Há 184 anos, em 6 de abril de 1838, falecia José Bonifácio de Andrada e Silva. Conhecido como o Patriarca da Independência, ele é considerado um dos políticos mais importantes da história brasileira.
José Bonifácio nasceu em Santos (SP) em 13 de junho de 1763, filho do segundo homem mais rico da cidade. Aos 20 anos, ingressou na Universidade de Coimbra, se formou em Direito, mas se dedicou mesmo às ciências naturais, sobretudo a mineralogia. Em 1790, embarcou numa viagem científica, financiada pelo governo português, que o levou aos principais centros acadêmicos da Europa. Ao retornar a Portugal, foi nomeado para a cátedra de Metalurgia da Universidade de Coimbra, em 1801, e no ano seguinte tornou-se Intendente Geral das Minas e Metais.
Quando os franceses invadiram Portugal, em 1807, liderou um batalhão da universidade na resistência aos invasores. Ele falava diversas línguas e era um leitor voraz de pensadores iluministas, conhecido por sua capacidade de transformar ideias em ação.
Em 1819, ao se aposentar, decidiu voltar para o Brasil. Recusou um cargo no governo e retirou-se para Santos, mas no ano seguinte foi eleito vice-presidente da junta de governo de São Paulo. Foi nessa posição que ele chegou ao Rio de Janeiro, em janeiro de 1822, e foi imediatamente nomeado como secretário dos Negócios do Reino e dos Estrangeiros. Como ministro mais poderoso da Corte e amigo pessoal de d. Pedro e d. Leopoldina, teve influência direta nos acontecimentos que acabaram levando à Independência do Brasil.
Em 1823, José Bonifácio desentendeu-se com d. Pedro, renunciando a seu cargo de ministro. Pouco depois, após o fechamento da Assembleia Constituinte, ele acabou sendo exilado na França, só retornando em 1829. Apesar disso, quanto d. Pedro I abdicou ao trono, em 1831, nomeou-o como tutor dos filhos.
José Bonifácio foi o responsável por delinear os princípios da educação de d. Pedro II, mas acabou desagradando à Regência e foi retirado da tutoria em dezembro de 1833. Ele então foi posto em reclusão na sua casa na ilha de Paquetá.
Para saber mais tem vídeo no canal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *