Os índios Brasileiros na Guerra do Paraguai

Os Terenas e Guaicurus foram os primeiros a defenderem o território brasileiro durante a Invasão Paraguaia do Mato Grosso em 1865.
Utilizando táticas de Guerrilha, índios recrutados das aldeias conseguiram deter o avanço paraguaio até o exército brasileiro conseguir se recompor.
Para além da defesa do Mato Grosso, o Governo Brasileiro convocou índios de outras regiões para lutar na Guerra da Tríplice Aliança
Em 1865 um batalhão composto por 82 indios Xukurus de Pernambuco foi convocado para lutar, retornando apenas 12 sobreviventes da Batalha de Tuiuti. Atualmente são lembrados pelos índios como os “Herois de Ororuba”
No Paraná o Cacique Guarani Kaiowá, Capitão Libânio Iguajurú, com a eclosão da Guerra do Paraguai, convocou 55 índios de sua aldeia para lutarem pela Pátria .
No Mato Grosso, os Guaicuru e os Terena lutaram ao lado do exército brasileiro. Os Terena, que sempre foram grandes agricultores, além de enfrentar o exército paraguaio, também participaram da guerra fornecendo alimentos para os combatentes.
A fonte escrita mais importante para a história dos índios no exército brasileiro na Guerra do Paraguai vem do Visconde de Taunay, que relata que sob a Liderança do Capitão José Pedro os indios Terena da aldeia de Naxedaxe se armaram por conta própria para se defenderem dos Paraguaios em Miranda.
Rondon, muitos anos depois de terminada a Guerra do Paraguai, no ano de 1904, ao demarcar as áreas Terena de Ipegue e Cachoeirinha, reforça o sofrimento do povo Terena na época da Guerra ao apontar em seu relatório a localização da aldeia de Ipegue destruída pelos paraguaios: “…depois (a linha divisória da área de Ipegue cortou um capão com taquara, entrou novamente no cerrado, até uma lagoa seca onde começam os Campos do Ipégue, vendo-se à esquerda 1.000 m., a tapera do Ipégue, antiga Aldeia destruída pelos Paraguaios”.
Quando a Guerra do Paraguai chegou ao fim, em 1870, os Terena começaram a voltar para suas antigas aldeias, destruídas durante os combates. Muitas aldeias haviam sido completamente aniquiladas e nunca mais foram reconstruídas ou recuperadas. Em sinal de gratidão aos índios, o Imperador Dom Pedro II lhes concedeu uma reserva de 350 mil hectares em Bodoquena, Mato Grosso.
Fonte: .. A Guerra da Tríplice Aliança – O Conflito que mudou a América do Sul, por Ricardo Nunes Borga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *