Estação de Trem de Mutuípe
Com a criação do município de Jiquiriçá, o povoado passou a pertencer àquele município. No transcorrer de sua história, o desenvolvimento de Mutum foi prejudicado por duas calamidades: a enchente do rio Jiquiriçá, em 1914, e o surto epidêmico de varíola em 1919. Após superar estes eventos, Mutum começou a crescer, através do desenvolvimento da lavoura e do comércio. Em seguida, veio a emancipação de Jiquiriçá, fato que ocorreu em 26 de julho de 1926, que o desmembrou e o emancipou à categoria de município, com o nome de Mutuípe.
A estação ferroviária de Mutuípe foi inaugurada antes disso, em 1905. “A primeira estação ferroviária de Mutuípe ficava na praça Dr. Xavier da Costa e foi demolida em 1945, após a construção de uma nova estação na Praça Dr. Bartolomeu Chaves. Segundo entrevistados, a estação foi retirada daquele espaço porque, quando o trem parava sentido Nazaré/Jequié, alguns vagões ficavam ainda sobre o pontilhão que cruzava o Rio Jiquiriçá, interrompendo o trânsito naquele local. Desta forma, a primeira estação cedeu espaço para novas construções, alterando a paisagem urbana. Esta é ainda a principal praça da cidade de Mutuípe” (Elenildo Café de Jesus: Mudanças na paisagem física e social associadas à ferrovia E. F. de Nazaré no Vale do Jiquiriçá, Ilhéus, BA – UFSC, 2007).
A segunda estação ainda estava de pé em 2009, servindo como sede a uma associação de assistência social. Neste ano a cidade tinha apenas 20 mil habitantes.