Ísis Valverde, Sophie Charlotte… Antes tabu, nudez feminina volta com tudo entre estrelas da TV
Ausente nas duas últimas décadas, a nudez feminina deixou de ser tabu nas produções de TV. Depois de Dira Paes e Ísis Valverde, que revelaram suas formas em “Amores roubados”, será a vez de Sophie Charlotte, a partir de amanhã, fazer o mesmo em “Serra Pelada”, minissérie de Heitor Dhalia que ocupará a mesma faixa de horário na Globo. Na produção, exibida originalmente no cinema, a atriz, ex-ídolo teen em “Malhação” (2008), é uma prostituta e tem cenas de sexo com Juliano Cazarré.
“Não foi uma questão para mim. Não teve constrangimento”, afirmou Sophie, à época do lançamento do filme, reforçando um discurso que virou lugar comumsobre ficar ou não nua em cena: pela arte, vale tudo. Será mesmo?
“Da minha parte, não existe contraindicação para que um agenciado meu faça uma cena de nudez, desde que seja necessária dentro do contexto da história”, reforça Márcio Damasceno, agente de Isis. A atriz, aliás, vem de uma sequência de personagens que exigem esse tipo de desprendimento — uma surpresa para quem foi revelada como a pudica Ana do Véu, em “Sinhá Moça”. “Não entendo a nudez, tanto no cinema como na televisão, como um rito de passagem, ou um tabu para a escolha de um trabalho. Se é necessária, deve ser feita, mas que seja bem elaborada, apresentada com elegância”, completa Damasceno.
Fato é que mostrar o corpo em cena ainda é assunto que rende pano para manga. Até no cinema, veículo em que a nudez é mais habitual, a discussão ainda é delicada. Sophia Abrahão, por exemplo, admitiu recentemente no “Altas horas”, que foi pega de surpresa quando Daniel Filho, diretor de “Confissões de adolescente”, pediu que ela ficasse nua no longa. “Foi a cena mais difícil”, afirmou ela, que tem os seios revelados na breve sequência. Colega de elenco, Malu Rodrigues, no entanto, tirou de letra. No mesmo filme, ela ainda tem uma cena de sexo. “Ela é uma artista, uma atriz que se entrega de corpo e alma à personagem, não tem pudores”, diz a empresária da atriz, Ieda Ribeiro.
No cinema, nudez é mais comum
Quer ver mais? A Retratos fez uma seleção com as melhores cenas de nudez das nossas estrelas da televisão no cinema. De divas como Gloria Pires, aos 19 anos, a beldades da nova geração como Nanda Costa.
Camila Pitanga faz um nu frontal em “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”.
A sempre discreta Débora Falabella tira a roupa numa cena do filme “O primo Basílio”.
As atrizes Nathália Dill e Lívia Bueno: cenas quentes no longa “Paraísos artificiais”.
Glória Pires, aos 19 anos, sem roupa alguma no belíssimo filme “Índia, a filha do sol”.
Giovanna Antonelli tira tudo em “Budapeste”. Débora Nascimento e Paolla Oliveira também!
No papel da famosa garota de programa, Débora Secco é um deleite em “Bruna Surfistinha”.
Nanda Costa arrasa e faz a alegria dos fãs nas cenas de nudez no polêmico “Febre do rato”.
Leandra Leal aparece a grande parte do tempo no filme “Nome próprio” como veio ao mundo.
Carolina Dieckmann recusou, mas Gabriela Duarte aceitou ficar nua em “O vestido”. Linda.
Na pele de uma prostituta, Juliana Knust aparece sem pudores no policial “Achados e perdidos”.
(Extra)