Flamengo retoma trabalho de pré-temporada com foco na parte física e vagas em aberto antes de nova decisão

Vítor Pereira foi apresentado nesta terça-feira como novo técnico do Flamengo
Vítor Pereira foi apresentado nesta terça-feira como novo técnico do Flamengo Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
Diogo Dantas

O Flamengo desembarcou no Rio ontem e hoje inicia a preparação de olho na próxima decisão da temporada. A equipe viaja no domingo para o Equador, onde na terça-feira enfrenta o Independiente Del Vale pela final da Recopa Sul-Americana. O jogo de voltar será dia 28 no Rio.

O técnico Vítor Pereira terá uma semana de preparação, com dois jogos do Estadual pela frente. Quarta-feira, contra o Volta Redonda, e sábado diante do Resende. Após a participação decepcionante no Mundial de Clubes, a ideia é usar o tempo para trabalhar a parte física e avaliar mudanças táticas. Alguns atletas devem fazer trabalhos à parte, retomando a pré-temporada. Para poder dar este ganho aos titulares, o Flamengo deve manter a mescla de jogadores nas partidas do Estadual antes de ir ao Equador.

— A equipe está em pré-temporada, mas está disputando títulos em pré-temporada. Este é o problema. Neste início estaríamos a trabalhar e buscar ritmo, mas estamos a disputar títulos. Temos que aceitar e ir melhorando, nos tornando mais fortes e consistentes — disse Vítor Pereira.

Desta forma, as disputas que se avizinhavam no começo do ano agora estão ainda maias em aberto. Com a busca por uma melhor organização defensiva, o Flamengo pode começar a ter caras novas, tanto por desempenho, como por questões físicas. Hoje, há as baixas de Filipe Luís e Léo Pereira, lesionados, e David Luiz preocupa. Do meio para frente, a equipe ainda não tem Victor Hugo e Bruno Henrique disponíveis.

Na zaga, concorrem pelas vagas Fabrício Bruno, Pablo e Rodrigo Caio, que não participou do Mundial, mas pode reaparecer aos poucos.

Para equilibrar o meio-campo, Vítor Pereira precisará definir se retorna com a dupla Thiago Maia e Gerson ou se dá mais minutos a Vidal e Pulgar, por exemplo. A decisão também depende do aproveitamento de um jogador mais ofensivo, Éverton Cebolinha, que até agora não rendeu o esperado para barrar um titular do ataque.

Nas entrevistas depois do jogo que garantiu ao Flamengo o terceiro lugar no Mundial, o treinador bateu bastante na tecla da parte física. Lembrou que jogadores como Arrascaeta ainda estão longe da melhor forma. Ele, Varela e Pedro tiveram férias longas após a Copa do Mundo e o trabalho de pré-temporada foi prejudicado.

Na chegada ao Rio, o vice de futebol Marcos Braz falou que ficou surpresa com o desempenho do Flamengo no Mundial, mas que o foco é na próxima disputa que há pela frente.

— É um resultado que eu não esperava, esperávamos ir para a final. Já conversamos muita coisa. A gente acredita no trabalho do Vítor. Agora vida que segue — declarou o dirigente, dando respaldo ao trabalho do técnico, ainda no início.

Everton Ribeiro também fez uma avaliação do Flamengo no torneio realizado no Marrocos e reconheceu que a equipe precisa evoluir.

— É ver o que fez de bom, de errado. Queríamos o título, não veio. Agora dar um passo para frente, ir melhorando e assimilando cada vez mais o trabalho do Vítor. Temos de melhorar, sabemos disso. Vimos no Mundial, como time mesmo, todos setores temos de melhorar para brigar por título novamente”, disse o capitão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *