Bahia joga mal, mas vence o Camboriú e avança na Copa do Brasil

Gabriel Rodrigues
Jogadores do Bahia comemoram junto aos torcedores no Estádio das Nações, em Balneário CamboriúJogadores do Bahia comemoram junto aos torcedores no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú (Foto: Felipe Santana/EC Bahia)

Defesa tricolor sofreu com a pressão do time catarinense

O Bahia passou longe de apresentar um bom desempenho diante do Camboriú, mas fez o mínimo e avançou à terceira fase da Copa do Brasil com vitória por 1×0, na noite desta quarta-feira (8), no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú (SC).

O gol que garantiu a vaga foi marcado no início da partida, em um chute espetacular do atacante Biel. Fora isso, quem teve as melhores chances do jogo foi o ‘Cambura’. Diante da frágil defesa do Bahia, o time da casa colocou duas bolas na trave e teve dois gols anulados. No fim, o triunfo pelo placar apertado teve gosto de alívio.

Além da vaga na terceira fase, o tricolor embolsará R$ 2,1 milhões pela classificação. O próximo adversário na Copa do Brasil será definido em sorteio, e a partir de agora os jogos têm ida e volta.

Em relação ao clássico Ba-Vi de domingo, o Bahia entrou em campo com quatro mudanças. Nas laterais, Cicinho e Chávez voltaram ao time. Acevedo ganhou a vaga de Rezende no meio-campo e Everaldo foi escalado como a referência do ataque.

Com seu estilo de jogo característico, o Esquadrão iniciou o duelo presente no campo ofensivo, pressionando o Camboriú. O time usava, principalmente, o lado direito do campo para chegar ao ataque. Não demorou muito para o primeiro gol sair, mas não por aquele lado.

Aos nove minutos, Everaldo ajeitou de cabeça para Biel. O atacante dominou tirando da marcação e, da entrada da área, soltou uma bomba no ângulo, sem chance para o goleiro adversário. A bola ainda tocou na trave antes de balançar as redes.

Depois da pressão e do gol sofrido, o Camboriú colocou a bola no chão e entrou de fato na partida. O time catarinense articulava as jogadas pelo meio-campo para chegar à área do Bahia. Em uma trapalhada da defesa do tricolor, a chance do empate caiu nos pés do lateral Dieyson, mas o goleiro Marcos Felipe foi rápido e evitou.

Apesar de ter mais posse de bola, o Bahia não conseguia criar oportunidades claras. E no campo defensivo, começava a se preocupar com as investidas do Camboriú.  Em uma delas, o atacante Emerson Machado recebeu dentro da área e chutou forte, acertando a trave.

Minutos depois, Calyson aproveitou o cruzamento da esquerda e, de cabeça, mandou para o gol, mas a arbitragem marcou impedimento do atacante. Visualmente, era um lance muito difícil, e a Copa do Brasil não tem VAR na segunda fase.

O Bahia só voltou a levar perigo na reta final do primeiro tempo, quando Everaldo acertou a trave depois do lançamento de Yago.

Pressão e expulsão
Renato Paiva fez a primeira mudança durante o intervalo: Yago sentiu dor no abdômen e foi substituído por Rezende. Apesar da alteração indicar que o time ganharia proteção defensiva, os primeiros minutos do segundo tempo foram de pressão do Camboriú.

Na bola esticada, Emerson Machado cruzou e Bruno Oliveira acertou a trave. Na volta, a bola ainda pegou em Cicinho e por muito pouco não parou no fundo das redes. Minutos depois, Marcos Felipe saiu mal na tentativa de cortar o cruzamento e Emerson pegou a sobra, mas a finalização ficou na defesa.

Sentindo o bom momento do time, a torcida da casa passou a cantar forte, enquanto a defesa tricolor seguia muito vulnerável. Aos 14 minutos, Dudu cruzou a falta na área e achou o volante Milton Jr, que chutou na saída do goleiro Marcos Felipe. O árbitro flagrou impedimento e anulou mais um gol do Cambura na noite.

Renato Paiva tentou corrigir o problema colocando André, Daniel e Kayky nos lugares de Cicinho, Cauly e Jacaré, respectivamente. A partir dos 20 minutos o Esquadrão ficou com um jogador a mais poque o meia Dudu recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Mesmo assim, não transformou a superioridade numérica em tranquilidade. Bastava o Camboriú pressionar que a defesa mostrava os velhos problemas. Em nova saída ruim, Marcos Felipe soltou a bola na pequena área, Maycon Lucas tentou de letra e  Gabriel Xavier salvou em cima da linha.

A pressão do time catarinense foi até o último minuto. Mas o Bahia segurou o resultado e, sem alteração no placar, garantiu a classificação à terceira fase.

FICHA TÉCNICA

Camboriú 0x1 Bahia – Copa do Brasil (2ª fase)

Camboriú: Júnior Belliato, João Carlos (Bruno Leite), Wellington, Renan e Dieyson; Milton Jr (Gabriel Tonini), Bruno Martins e Dudu; Calyson (Júnior Pirambu), Emerson Machado (Franklin) e Wagner (Maycon Lucas). Técnico: Júnior Lopes.

Bahia: Marcos Felipe, Cicinho (André), Marcos Victor, Gabriel Xavier e Chávez; Acevedo, Yago Felipe (Rezende) e Cauly (Daniel); Jacaré (Kayky), Everaldo e Biel (Patrick Verhon). Técnico: Renato Paiva.

Estádio: das Nações
Gol: Biel, aos 9 minutos do 1º tempo
Cartões amarelos: Wellington (Camboriú); Cicinho e Marcos Victor (Bahia)
Cartão vermelho: Dudu (Camboriú)
Público: 3.898 pagantes
Renda: R$ 107.655,00
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Leonardo Matos Feitosa (trio de São Paulo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *