Globo volta a pressionar pelo PL das fake news, sem revelar seu interesse econômico no projeto
Em novo editorial, jornal diz que PL 2630, que transfere recursos da publicidade digital para grandes grupos de mídia, “não pode ser esquecido”
O jornal O Globo reforçou a pressão pela aprovação do PL 2630, o das fake news, que transfere recursos da publicidade digital para o chamado “jornalismo profissional” e, portanto, a beneficia economicamente. Embora o texto tenha sido adiado pelo relator Orlando Silva (PCdoB-SP), por falta de segurança para aprová-lo, o Globo quer a volta do projeto ao plenário.
“O adiamento da votação do Projeto de Lei (PL) das Fake News, prevista para a noite da última terça-feira, não pode significar seu esquecimento. Com base na versão aprovada no Senado há três anos, o texto evoluiu e alcançou maturidade na formulação do relator na Câmara, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP)”, escreve o editorialista.
“A confusão promovida pelas plataformas contribuiu para o adiamento da votação. Mas em nada altera a essência da questão: enquanto elas forem imunes a qualquer tipo de sanção, continuarão a ser meio e palco para crimes. Não lhes cabe decidir que lei deve vigorar no ambiente digital, nem quando devem respeitá-la. Esse dever é do Congresso. Portanto os parlamentares precisam, para evitar o recrudescimento da barbárie on-line, aprovar o PL com urgência”, acrescenta.