Alto comissário da ONU para Direitos Humanos denuncia ataques racistas contra Vinicius Júnior e cobra investigação
“Uma investigação deve acontecer. Este é um assunto que vai preocupar a Justiça”, disse Volker Turk
O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, denunciou os ataques racistas proferidos contra o jogador brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, e cobrou esforços conjuntos para erradicar o racismo nas competições esportivas. “Uma investigação deve acontecer. Este é um assunto que vai preocupar a Justiça”, disse Turk nesta quarta-feira (24), segundo a Folha de S. Paulo.
Turk ressaltou, ainda, que os insultos racistas contra o atacante brasileiro durante a derrota de sua equipe por 1 a 0 para o Valencia, no domingo (21) são um “lembrete brutal da prevalência do racismo no esporte”. “Fazemos um apelo a todos estes eventos esportivos do mundo para enfrentar, combater e prevenir o racismo”, disse.
“É preciso que fique absolutamente claro que o racismo é completamente inaceitável”, afirmou. “Queremos propor um certo número de ideias claras sobre as normas relativas aos direitos humanos em eventos esportivos”, destacou. Para o alto comissário da ONU, embora o esporte tenha inúmeros aspectos positivos, também é preciso “lidar com o lado sombrio”.