Fernando Filho esclarece retirada de tempo em seu programa eleitoral
Grazzielli Brito – Ação Popular
O candidato a prefeito em Petrolina, Fernando Filho (PSB), e sua coligação “Unidade por Petrolina” realizou coletiva de imprensa na manhã de ontem (24/09), em que esclareceu questões jurídicas de sua campanha junto a seu candidato a vice Gennedy Patriota (PTB) e o coordenador jurídico da campanha Paulo Santana. O principal motivo da coletiva foi a punição recebida pela coligação, em que a Justiça Eleitoral de Petrolina entendeu uma invasão da majoritária no espaço reservado para a campanha dos vereadores e por isso retirou, quase na totalidade, o programa de Fernando do guia eleitoral no dia 21 de setembro, aniversário da cidade.
Foi o próprio Fernando Filho quem explicou o ocorrido, segundo ele a punição, veio em decorrência de uma vinheta que aparece durante a fala dos candidatos a vereadores da sua coligação em que pulsa um coração com seu número e a declaração de alguns candidatos do tipo ‘meu prefeito é Fernando’ ou ‘Vote 40’. “Decisão judicial a gente respeita, mas é preciso esclarecer que não houve descumprimento da legislação eleitoral. O que houve foi um entendimento diferente do Juiz Eleitoral de Propaganda, Josilton Reis, aqui em Petrolina. Cabia a mim essa explicação. Todos sabem que isso é usado em todos os guias, em várias cidades, mas respeito a decisão dele”, declarou o candidato.
Já o coordenador jurídico da campanha Paulo Santana, não manteve o tom ameno de Fernando Filho. “Em todo lugar os vereadores pedem voto sim para o candidato a prefeito. Depois de defender sua candidatura eles citam rapidamente o candidato a prefeito. Já tínhamos conseguido cinco ações cautelares nesse sentido. O Juiz publicava a sentença, nós conseguíamos reverter com ações cautelares junto ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE/PE que determinava ‘Não tire o tempo do guia da majoritária até que o Tribunal julgue o mérito’. Víamos conseguindo isso, mas a justiça resolveu publicar as sentenças dela em horários que não nos permitia esse ‘remédio jurídico’. Por exemplo, o pedido de retirada de tempo no programa da tarde que começa 13 horas era divulgado 10 horas. Eu teria que entrar com recurso, fazer a cautelar, entrar em contato com Recife, identificar o desembargador relator e despachar com ele para conseguir liminar. E nesse espaço de tempo é humanamente impossível”, disse o advogado revelando a manobra jurídica.
Paulo Santana ainda revelou que está trabalhando junto com sua equipe para recuperar esse tempo perdido na penalidade e foi reforçado pelo candidato. “Não cabe a mim dizer se a decisão é certa ou errada, mas tenho todo direito de discordar e recorrer”, disse.
Ao fim da coletiva, Fernando Filho mostrou otimismo nessa reta final da campanha. “Nosso programa continua propositivo, limpo, pra cima. Mostrando que vamos fazer mais, melhor e em menos tempo por Petrolina. Isso instiga mais a equipe em dedicação de trabalho e propostas nesse momento ímpar da nossa campanha. Vamos inaugurar um novo tempo em nossa cidade”, falou confiante.