Avaliações Externas é tema de oficina promovida pela Prefeitura de Sento-Sé junto aos educadores municipais
“O olhar pedagógico sobre as avaliações externas”, este foi o tema da oficina realizada nesta terça-feira (01) pela Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), voltada para professores do 5º Ano e professores de Língua Portuguesa e Matemática do 9º Ano do Ensino Fundamental.
Com carga horária de 8h, a oficina aconteceu na Igreja Evangélica Congregacional, das 8h30 às 17h30, tendo como objetivo propiciar reflexões e vivências acerca do processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, tendo como ponto de partida os indicadores, matrizes e escalas de proficiência das avaliações externas de larga escala, como: Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe).
O secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, abriu o evento dando as boas-vindas aos participantes e fazendo uma breve reflexão sobre a temática da formação. “A gestão Ana Passos investe na capacitação dos educadores, como forma de fomentar ainda mais o desenvolvimento de uma educação de qualidade na rede municipal de ensino. Capacitar os nossos educadores para identificarem as especificidades das avaliações do SABE e do SAEB, conhecerem, interpretarem e utilizarem pedagogicamente os indicadores do município de Sento Sé nas avaliações externas, nos possibilita a busca por resultados melhores nessas avaliações”, avaliou o secretário.
A oficina – foi ministrada pela Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas interdisciplinares da Universidade de Pernambuco, Silvia Letícia Castro Costa, que abordou tópicos sobre as avaliações externas SAEB e SABE, no sentido de esclarecer: o que é, como se faz, para que serve, leitura e análise das matrizes de referência e escalas de proficiência do SABE e SAEB a fim de estabelecer um elo com o estudo de caso realizado anteriormente, entre outros tópicos.
“Essa é uma formação que avalio como importante e necessária, uma vez que possibilita o pensar e agir docente sobre as avaliações do SABE e SAEB e as consequências dos indicadores gerados a partir deles (IDEB e IDEBA) na melhoria da qualidade da educação do município de Sento Sé”, destacou a educadora.
Alípio Ribeiro Lopes, é professor no Colégio Municipal Custódio Sento Sé e participou da oficina, para ele o evento traz um olhar pedagógico e funcional da importância das avaliações externas tanto para as escolas quanto para o município. “De maneira bem clara, esse momento nos trouxe informações da funcionalidade dos descritores e de suas praticidades e aplicação no processo metodológico. A troca de experiência, a simplicidade da fala da palestrante Letícia Castro, nos entusiasma a aprender mais sobre as avaliações externas, sua importância e o melhor, de como trabalharmos isso em sala de aula afim de buscarmos alavancar o nível de aprendizado dos nossos alunos e, consequentemente, os índices da educação de Sento Sé nessas avaliações externas’, afirmou o professor.