10ª Conferência Municipal discute políticas públicas para a assistência social em Sento-Sé

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em conjunto com a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizaram nesta quinta-feira (03), na Igreja Evangélica Cristã, a 10ª Conferência Municipal da Assistência Social.

Em sua fala na abertura do evento, o secretário municipal de Assistência Social, Jailson Rodrigues, reforçou a importância em mobilizar a população e todos que fazem a assistência social para participar ativamente da construção das políticas públicas. “É muito importante trazer todos os atores envolvidos no fazer a assistência social para o centro do debate das políticas públicas e a realização das conferências cumpre esse papel. É fundamental a participação dos usuários e servidores na construção e fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”, explicou Jailson Rodrigues.

Com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o evento discutiu e elaborou diretrizes da Política Municipal de Assistência Social, contando com a Palestra Magna da assistente social, hebeatra (especialista em adolescente), especialista em resolução de conflitos e arbitragem e técnica do Conselho Estadual de Assistência Social, Nilzete Freitas da Silva.

Durante a palestra, Nilzete Freitas da Silva, abordou tópicos como: o fortalecimento da participação social; novas perspectivas de recriação do SUAS, o fortalecimento da instância de controle social, entre outros. “Este é o momento da sociedade civil e poder público se juntarem para discutir a política pública que quer ver inserida no âmbito municipal, estadual e união. É através das conferências que novas deliberações podem ser incluídas nas políticas. Os eixos temáticos são espelhos que podem refletir mudanças significativas nas políticas públicas”, destacou a palestrante.

A Agente Comunitária de Saúde, Eliene Fernandes de Almeida, está cursando o último semestre do curso de Serviço Social, e fez questão de participar da Conferência. “Busco sempre participar de eventos que agregam ao meu trabalho e formação. No caso específico da Conferência, considero que o diálogo sobre políticas públicas para a assistência social e a reconstrução do SUAS, é de grande importância para o nosso município”, disse a participante.

Eixos temáticos – Os cinco eixos propostos para nortear a Conferência, voltados para: financiamento, controle social, articulação entre segmentos, serviços, programas e projetos e benefícios e transferência de renda, pautaram o diálogo que resultou em 20 proposições, voltadas para o município (10), estado (5) e país (5).

Delegados eleitos – Foram eleitos quatro delegados de forma paritária entre sociedade civil e gestão municipal, sendo dois titulares e dois suplentes, para representar o município na Conferência Estadual que acontece no período de 03 a 05 de outubro, em Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *